O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, sancionou nesta sexta-feira o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start), assinado em abril por ele e pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
O acordo já havia sido aprovado pelo Parlamento russo na quarta-feira. Segundo Medvedev, o tratado que prevê a redução dos arsenais de EUA e Rússia entrará em vigor depois da troca das cartas de ratificação. "Isso deve ocorrer em breve. Acho que os ministros das Relações Exteriores poderão fazer a troca durante seu próximo encontro (que deve ocorrer em fevereiro)", afirmou. "Os americanos caminharam. Nós também completamos o processo. A partir de agora nos guiaremos por este documento, que determina o equilíbrio na cooperação estratégica e na paridade nuclear".
Segundo Medvedev, o novo Start "determinará os parâmetros do corte dos arsenais estratégicos para os próximos dez anos".
O Start reduz os arsenais dos Estados Unidos e da Rússia para 1,5 mil ogivas nucleares, um corte de cerca de 30% do limite de oito anos atrás. O pacto também limita a 700 o número de mísseis e de aviões de bombardeio nuclear que podem ser acionados. Além disso, estabelece um novo mecanismo para o envio de inspetores a instalações nucleares em outros países.
Desde que o tratado Start anterior expirou, em dezembro de 2009, Rússia e Estados Unidos não estão conseguindo conduzir inspeções em seus respectivos arsenais nucleares trazendo incertezas sobre o que cada lado está fazendo.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições