MENU

Mundo

Helicóptero chinês inicia operação para resgate em navio na Antártica

Helicóptero chinês inicia operação para resgate em navio na Antártica

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:04

Helicóptero chinês inicia operação para resgate em navio na Antártica

Um helicóptero chinês iniciou nesta quinta-feira (2) as operações de retirada dos passageiros de um barco russo bloqueado há mais de uma semana na Antártica, informou a agência de notícias France Press.

"O helicóptero chinês chegou a Shokalskiy", anunciou no Twitter Chris Turney, comandante da expedição, segundo a AFP.

Equipe de resgate deixa helicóptero para verificar condições de saída de navio no gelo (Foto: Chris Turney/Reuters)Equipe de resgate deixa helicóptero para verificar condições de saída de navio no gelo (Foto: Chris Turney/Reuters)

O helicóptero pousou em um heliponto improvisado no gelo pela tripulação do navio russo. Segundo a emissora de notícias norte-americana CNN, os primeiros 12 passageiros já deixaram o gelo no helicóptero e estão no quebra-gelo australiano Aurora Australis, de onde serão levados para a Tasmânia.

"Vamos embora. Um grande agradecimento a todos", completou Turney, que divulgou um vídeo que mostra o helicóptero chinês voando do quebra-gelos "Xue" até uma pista de pouso marcada ao lado do navio russo.

Por volta das 7h, dois voos com o helicóptero já haviam sido feitos, segundo divulgou Turney no Twitter.

O navio "Akademik ", com 74 pessoas (22 tripulantes e 52 passageiros) a bordo, entre cientistas e turistas, está bloqueado desde 24 de dezembro em uma área situada 100 milhas náuticas ao leste da base francesa Dumont d'Urville.

Antes da tentativa de resgate com o helicóptero, três navios quebra-gelo tentaram alcançar o navio, sem sucesso.

Andrew Luck-Baker, um dos passageiros do navio, disse à agência de notícias BBC que o helicóptero deve retornar na próxima hora e finalmente dar início ao resgate.

O Akademik Shokalskiy deixou a Nova Zelândia no final de novembro para refazer uma viagem do explorador australiano Douglas Mawson realizada há 100 anos.

Siga-nos

Mais do Guiame