Mostra traz 86 invenções inéditas de alunos e professores do Senai

Mostra traz 86 invenções inéditas de alunos e professores do Senai

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:14

Oitenta e seis invenções inéditas compõem a sexta edição do Inova Senai que começa nesta terça-feira (31) e vai até quinta-feira (2), das 9h às 19h, no Espaço Fiesp, em São Paulo. Entre os objetos estão cerveja de chocolate picante, chips de beterraba, tênis repelente, carriola flex e torneira eletrônica. Os donos das criações são 16 professores e 70 alunos dos cursos técnico e tecnólogo de aprendizagem industrial do Senai. A exposição apresentará projetos das áreas tecnológicas de alimentos, automação industrial, automotiva, borracha, cerâmica, construção civil, couro e calçados, energia, eletroeletrônica, informática, instrumentação, mecânica, metalurgia, meio ambiente, mobiliário, plásticos, produção gráfica, química, telecomunicações, têxtil e vestuário.

Nenhuma das invenções está no mercado, no entanto, 15 delas foram encaminhadas para serem patenteadas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). "O processo pode demorar e só se consegue uma patente quando há uma novidade", afirmou Celso Scaranello, coordenador do Inova Senai. Entre os itens que podem ser patenteados estão um irrigador automático, um risoto instantâneo e um dispositivo para assar grãos no micro-ondas.

Premiação

Os projetos serão avaliados por especialistas das oito categorias inscritas – seis de alunos e duas de docentes. Os três melhores trabalhos de cada modalidade receberão medalha e certificado de participação. A premiação será realizada em 3 de setembro.

O julgamento, embasado nos critérios de criatividade, originalidade e inovação, método científico, desenvolvimento do trabalho, demonstração, montagem final e resultados, será realizado por comissão composta por representantes do meio acadêmico, instituições tecnológicas e empresas.

Os visitantes também poderão eleger os três trabalhos mais criativos. A votação será feita por meio de urna eletrônica instalada na recepção do Espaço Fiesp (Avenida Paulista,1.313). Tênis repelente: projeto prevê a utilização do repelente no calçado, visando inibir o mosquito através do cheiro da essência do produto que será colocado no calçado e expelido enquanto a pessoa caminha. Palmilha ecológica: feita de palha de arroz e látex em seu estado natural, substitui a palmilha convencional. Suporte de escova dental para deficientes físicos:   protótipo foi desenvolvido em poliuretano com um velcro que possibilita que o suporte se adeque a tamanhos variados de mãos. Refrigerador com câmera digital: câmeras de vídeo acopladas permitem ver o que tem dentro do refrigerador sem abrir a porta.  

Postado por: Thatiane de Souza

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame