UE e Mercosul retomam negociações

UE e Mercosul retomam negociações

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:24

A Europa e os países do Mercosul retomam hoje, em Madri, as negociações para um acordo de livre comércio entre os dois blocos, iniciadas em 1999. A negociação será o principal tema da 6.ª Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe, na capital espanhola. A iniciativa é vista com ceticismo pelo Brasil, já que um grupo de sete países europeus, liderado pela França, já tentava minar as discussões antes mesmo da reabertura da reunião. O anúncio oficial da retomada das negociações será feito hoje pelo presidente do governo espanhol e presidente rotativo da União Europeia, José Luis Rodríguez Zapatero, e pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que acumula a presidência do Mercosul no período.

Ontem, porém, o líder espanhol confirmou o reinício dos debates. ''Nós decidimos retomar as negociações com vistas a um acordo ambicioso e equilibrado'', disse Zapatero, destacando o potencial positivo para a economia europeia. ''Um acordo de livre comércio representaria a cada ano 5 bilhões de euros suplementares em exportações da UE para o Mercosul e do Mercosul para a UE.''

Zapatero criticou ainda as intenções contrárias, que possam impedir o acordo. ''Face a toda tentação protecionista, a melhor resposta à crise econômica é a abertura comercial'', argumentou. O espanhol foi além, pedindo um entendimento amplo entre os países latino-americanos, de forma a ampliar o Mercosul e a potencializar os efeitos de um acordo com a UE. ''Eu apoiaria de maneira determinada uma União Latino-Americana'', reiterou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame