Agência autoriza aumento de 13,8% nas contas de água da Sabesp

Empresa alegou perdas com a crise hídrica. Reajuste é mais do que o dobro do aplicado no ano passado.

Fonte: globo.comAtualizado: terça-feira, 31 de março de 2015 às 11:55
Conta de água
Conta de água

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp) aprovou na segunda-feira (30) um reajuste de 13,8% nas tarifas de água e esgoto da Sabesp. O índice é mais do que o dobro dos 6,4% aplicados no ano passado.

O novo valor leva em consideração um pedido de revisão extraordinária feito pela Sabesp para compensar a queda de receita causada pela crise hídrica.

Segundo a Arsesp, foi autorizado um reajuste de 6,3% por perdas apresentadas pela companhia com o aumento de custo da energia elétrica e a queda do consumo de água na Grande São Paulo.

Para chegar aos 13,8% autorizados, a conta ainda considera 7% de variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) desde março do ano passado.

Essa variação da inflação compõe o reajuste ordinário, que é aprovado todos os anos em abril.

Os valores aprovados pela Arsesp vão à consulta pública, aberta nesta terça-feira (31) pela agência em publicação no Diário Oficial. A população poderá participar até o dia 15 de abril, e, em seguida, será realizada uma audiência pública.

A previsão é que os novos valores sejam aplicados em maio. Eles vão valer para os mais de 300 municípios atendidos pela Sabesp no estado de São Paulo, e não apenas para os mais atingidos pela crise hídrica, que são os abastecidos pelo Sistema Cantareira, na Grande São Paulo.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições