Morre Edwin Hawkins, cantor gospel conhecido pela música "Oh Happy Day"

Edwin Hawkins morreu aos 74 anos na última segunda-feira (15) em sua casa, na Califórnia.

Fonte: Guiame, com informações do G1Atualizado: terça-feira, 16 de janeiro de 2018 12:40
Edwin, que sofria de câncer no pâncreas morreu em sua casa que fica em Pleasanton, na Califórnia (EUA). (Foto: Reprodução).
Edwin, que sofria de câncer no pâncreas morreu em sua casa que fica em Pleasanton, na Califórnia (EUA). (Foto: Reprodução).

O cantor Edwin Hawkins faleceu aos 74 anos na última segunda-feira (15). Ele é mais conhecido por ter gravado uma das canções gospel mais conhecidas no mundo inteiro, “Oh Happy Day”. A canção, que já era sucesso mundial em 1969, ficou mais conhecida ainda após ser inserida na trilha sonora do filme “Mudança de Hábito 2”.

Edwin, que sofria de câncer no pâncreas morreu em sua casa que fica em Pleasanton, na Califórnia (EUA). Um prodígio desde criança, ele ganhou seus primeiros destaques logo aos sete anos quando se tornou o tecladista do coro formado por sua família evangélica. Anos depois ele se juntou com Betty Watson e se tornou o o co-fundador do Coral Jovem da Igreja de Deus em Cristo, no Norte da Califórnia.

Este conjunto gravou seu primeiro álbum na Igreja Éfeso de Deus em Cristo, intitulado “Let Us Go Into the House of the Lord” (Entremos na Casa do Senhor). O disco teve uma tiragem de 500 cópias e tinha apenas oito canções. Uma dessas músicas era "Oh Happy Day". Foi então quando o chamado “The Edwin Hawkins Singers” (grupo vocal que ele liderava), virou sucesso mundial em 1969.

“Oh Happy Day” é uma música adaptada de um hino gospel tradicional nos EUA, com arranjos do próprio Edwin Hawkins. O hit ganhou um Grammy em 1970, sendo regravado diversas vezes. A música ficou extremamente popular quando as estações de rádio da área da baía de San Francisco começaram a executar a faixa. Com vocal de Dorothy Morrison Combs, o single lançado posteriormente explodiu de vendas com mais de um milhão de cópias em apenas dois meses.

Para se ter uma ideia, “Oh Happy Day” ficou em 4° lugar nos Estados Unidos, em 2° no Reino Unido e em 1° na Alemanha em 1969. Pouco tempo depois a canção se tornou um sucesso internacional, vendendo mais de 7 milhões de cópias pelo mundo. Edwin Hawkins ganhou seu primeiro Grammy.

Siga-nos

Mais do Guiame