Ubuntu: Sou quem sou, porque somos todos nós

Thiago Rodrigo, pastor da Igreja AME em Joinville (SC), mostra em um vídeo uma comovente história que leva os cristãos a entenderem o real sentido da unidade.

Fonte: GuiameAtualizado: sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 18:40
Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo africana quando, ao final dos trabalhos, propôs uma brincadeira às crianças da região.
 
Ele colocou um cesto cheio de doces debaixo de uma árvore e propôs uma corrida, instruindo: "Quem chegar primeiro leva o cesto".
 
As crianças se alinharam, prontas para correr. Quando ele disse "já!", todas deram as mãos e correram até a árvore juntas, pegaram o cesto juntas e comemoraram juntas.
 
O antropólogo olhou, curioso, para aquela situação. Então uma das crianças disse a ele: "Ubuntu, tio. Como um de nós poderia ficar feliz se todas as outras iriam ficar tristes?".
 
Essa história tem sido replicada nas redes sociais através de Thiago Rodrigo, pastor da Igreja AME em Joinville (SC). Em seu canal no youtube, Thiago usa a comovente situação para motivar as pessoas a terem compaixão.
 
No vídeo, o pastor explica que Ubuntu é uma palavra que representa uma filosofia e uma ética antiga africana que significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós". "Uma pessoa com ubuntu tem consciência de que ela é afetada quando um semelhante seu é afetado", ilustra.
 
"As pessoas olham muito para o fato de Jesus andar sobre as águas e multiplicar pães e peixes. Assim como Ele demonstrava poder e autoridade nesses atos, chama ainda mais atenção a Sua compaixão, como o fato de Jesus chorar a morte seu amigo como Lázaro", afirma Thiago.
 
Assista a mensagem completa:
 
Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame