Piloto encontra menino de 4 anos ileso após 6 dias perdido em selva: ‘Foi um milagre’

Ayub sobreviveu sozinho por quase uma semana na floresta, após se perder do grupo que pastoreava gado, na África.

Fonte: Guiame, com informações do Today.comAtualizado: sexta-feira, 16 de dezembro de 2022 às 13:09
Ayub estava sozinho no deserto e enfrentando o mau tempo, fome, predadores e um caso de malária. (Foto: Reprodução/TODAY/Sheldrick Wildlife Trust)
Ayub estava sozinho no deserto e enfrentando o mau tempo, fome, predadores e um caso de malária. (Foto: Reprodução/TODAY/Sheldrick Wildlife Trust)

Um menino de 4 anos se perdeu por 6 dias, em uma região africana que mistura selva e deserto, durante uma tempestade enquanto pastoreava o gado com seus irmãos.

Nesse período, Ayub enfrentou mau tempo, fome, um caso de malária e predadores a todo momento, informou o piloto Roan Carr-Hartley, que trabalhou na operação de resgate, ao TODAY.com.

O caso virou notícia, após o menino ter sobrevivido a essas difíceis circunstâncias, e contra todas as probabilidades.

O piloto Carr-Hartley disse que em 29 de novembro recebeu uma ligação para apoiar a busca pela criança. Segundo ele, a missão se tornaria o resgate mais milagroso de sua carreira.

Tudo começou quando o chefe do vilarejo Assa, localizado a mais de 80 quilômetros da base de Carr-Hartley no Parque Nacional Tsavo, no Quênia, ligou para informar sobre o desaparecimento do menino.

O chefe disse a Carr-Hartley que uma equipe de 70 homens da aldeia estava procurando por Ayub.

"Uma noite de chuva pesada apagou os rastros do menino", disse Carr-Hartley ao TODAY.com.

"Eu não sabia o que o menino estava vestindo e tinha apenas uma ideia muito aproximada de onde ele se perdeu", acrescentou.

Ajuda do céu

O piloto Carr-Hartley, de 22 anos, trabalha para o grupo de conservação da vida selvagem Sheldrick Wildlife Trust, e normalmente ajuda do céu em resgates de animais selvagens.

As buscas do menino pelos ares serviram de apoio à equipe de rastreamento no solo, e foram iniciadas a cerca de sete quilômetros da aldeia onde Ayub vivia.

"Foi uma espécie de jogo de adivinhação depois disso, porque seus rastros desapareceram logo no início", contou o piloto.

A continuidade das chuvas ao longo dos dias, tornaram as condições de busca extremamente difíceis, relatou o piloto. Como ainda não havia sinal do menino perdido, Carr-Hartley diz que começou a perder as esperanças.

"É difícil encontrar um elefante, muito menos um humano no chão", disse Carr-Hartley ao TODAY.com sobre a vista de seu avião.

Novas pistas

Em 3 de dezembro, diz Carr-Hartley, os homens no local acharam rastros do menino. No dia seguinte, ele diz que voou para Assa para retomar as buscas.

Por causa da grande distância que ele tinha que percorrer, Carr-Hartley só podia procurar por um tempo limitado a cada dia antes de ficar sem combustível.

"Recebi uma área muito geral que ficava a 15 quilômetros ao norte da vila, o que é extremamente difícil de identificar em uma vegetação tão densa em uma área tão vasta", diz ele, acrescentando que passou cerca de uma hora e meia procurando no ar naquele dia.

"Comecei a ficar um pouco frustrado e apressado e sabia que o tempo estava passando", relembra. Mas quase no fim das buscas daquele dia, quando estava voltando para a base, Carr-Hartley olhou pela janela esquerda e viu o menino.

Depois de dias procurando por um menino perdido na selva africana, o piloto olhou pela janela e o viu ao longe. (Foto: Reprodução/TODAY/Sheldrick Wildlife Trust)

"Eu me virei e vi o menino. Eu realmente não podia acreditar", diz ele. "Eu nem tinha começado a procurá-lo, porque estava procurando pela equipe de terra. Por acaso, virei no momento exato e olhei pela janela da esquerda. Uma figura minúscula neste imenso mar de arbustos e grama. É não parecia real em tudo."

O piloto diz que sem ter condições de se comunicar com as pessoas que procuravam a criança em terra, ele começou a voar em círculos acima do menino. Após 30 minutos, viu a equipe estava se aproximando.

"Abri a janela da esquerda e comecei a apontar e eles obviamente sabiam que eu tinha algo, então começaram a correr para onde ele estava", diz Carr-Hartley.

Ayub estava sozinho no deserto e enfrentando o mau tempo, fome, predadores e um caso de malária. (Foto: Reprodução/TODAY/Sheldrick Wildlife Trust)

"Houve um momento incrível em que (um dos homens) correu até o menino e o levantou no ar acima de seus ombros e começou a aplaudir e sorrir. Cerca de 70 homens desceram sobre o menino e começaram a cantar no caminho de volta para o Vila."

Sobrevivência milagrosa

Voando há mais de quatro anos com a organização de vida selvagem, o piloto disse ao TODAY.com que, além de estar sozinha no tempo chuvoso, a criança lutou com predadores como hienas e chacais, e ainda teve malária. Os pés de Ayub estavam crivados de espinhos.

Os pés do menino estavam "crivados" de espinhos e bolhas, mas Ayub saiu ileso. (Foto: Reprodução/TODAY/Sheldrick Wildlife Trust)

"As chuvas realmente beneficiaram o menino no final", diz Carr-Hartley. "É uma área tão árida, não havia muitos lugares para encontrar água lá fora e não houve comida por seis dias, o que é uma loucura para uma criança de 4 anos."

Carr-Hartley classifica a sobrevivência do menino de "um milagre".

"É uma terra muito implacável, então é realmente um milagre que ele tenha saído ileso", diz ele.

Agradecimentos e bênçãos

Enquanto a equipe de busca levava Ayub até a vila enquanto cantava canções de agradecimento e bênçãos, Carr-Hartley voou em direção à vila.

“Consegui encontrar um local para pousar em uma estrada próxima à aldeia dele. Eu realmente queria vê-lo e ter certeza de que ele estava bem”, diz Carr-Hartley. “Mostrei à mãe dele uma foto do menino e ela começou a chorar. Ela não acreditava que era possível que seu filho estivesse vivo.”

A equipe de busca acompanhou o menino até a vila enquanto cantava canções de agradecimento e bênçãos. (Foto: Reprodução/TODAY/Sheldrick Wildlife Trust)

Mas Carr-Hartley disse ao TODAY.com que não pode receber o crédito.

“Parabéns ao grupo de busca no solo”, diz ele sobre a equipe de 70 pessoas que rastreou o menino por mais de 18 quilômetros durante seis dias.

Carr-Hartley diz que a equipe de homens dormia no deserto todas as noites e passava quatro dias sem comida durante as buscas.

“Eles perderam o rastro algumas vezes e, em alguns pontos, estavam literalmente rastreando seu movimento na grama alta, observando como as folhas da grama caíam”, diz ele. “Eles eram tão determinados e dedicados a esse menino. Eles nunca perderam a esperança. Essa é a coisa especial sobre esta história.”

O piloto Ron Carr-Hartley posa com vários dos homens que procuraram por Ayub por dias. (Foto: Reprodução/TODAY/Sheldrick Wildlife Trust)

Carr-Hartley diz que o menino Ayub está bem e que, por causa de sua história, recebeu um apelido na aldeia. "Todas as pessoas na aldeia agora estão chamando (o menino) de 'Piloto'", diz Carr-Hartley.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições