Pela segunda vez, Turquia ordena que igreja histórica seja transformada em mesquita

A Igreja Ortodoxa de São Salvador será o segundo templo histórico cristão a ser transformado em mesquita por ordem presidencial na Turquia.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: segunda-feira, 24 de agosto de 2020 às 13:20
Igreja Ortodoxa de São Salvador tem importância histórica para a Turquia e terá suas pinturas cristãs e afrescos encobertos para se transformar em Mesquita. (Foto: kathimerini)
Igreja Ortodoxa de São Salvador tem importância histórica para a Turquia e terá suas pinturas cristãs e afrescos encobertos para se transformar em Mesquita. (Foto: kathimerini)

Cerca de um mês depois de converter a basílica de Santa Sophia — um marco histórico — de Istambul, em uma casa de oração muçulmana, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan ordenou que outra antiga igreja ortodoxa seja transformada em mesquita.

Erdogan, que está tentando ganhar apoio entre sua base conservadora em meio a incertezas econômicas e políticas, ordenou oficialmente que a Igreja Medieval de São Salvador, em Chora — também conhecida como Museu Kariye — fosse entregue à autoridade religiosa da Turquia para sua conversão em uma casa de oração muçulmana, relatou a Associated Press.

Originalmente construída no início do século 4 por Constantino, o Grande, a Igreja de São Salvador foi convertida na Mesquita Kariye cerca de 50 anos após a conquista de Constantinopla em 1453 pelos turcos otomanos. Em 1945, o edifício foi designado um museu pelo governo turco. O museu foi aberto para exibição pública em 1958, depois que historiadores de arte americanos ajudaram a restaurar os mosaicos da igreja original.

O Ministério das Relações Exteriores da Grécia, onde vivem milhões de cristãos ortodoxos, condenou a decisão de Erdogan por "mais uma vez insultar brutalmente o caráter" de outro patrimônio mundial da ONU.

“Esta é uma provocação contra todos os crentes”, disse o ministério grego em um comunicado. “Exortamos a Turquia a retornar ao século 21 e ao respeito mútuo, ao diálogo e à compreensão entre as civilizações.”

O legislador do partido Oposição HDP da Turquia, Garo Paylan, classificou a medida como "uma vergonha para nosso país".

“Um dos símbolos da profunda identidade multicultural e história multirreligiosa de nosso país foi sacrificado”, ele tuitou, de acordo com o France 24.

Antes de abrir a estrutura para as orações muçulmanas, as paredes da igreja serão cobertas ou rebocadas para esconder a arte cristã. E isso seria “destruição”, disse o historiador do Império Otomano Zeynep Turkyilmaz à AFP. “É impossível esconder os afrescos e mosaicos porque eles decoram todo o edifício”, disse ele.

No mês passado, Erdogan declarou o local da basílica de Santa Sophia uma mesquita aberta ao culto muçulmano.

“O povo turco não tem menos direito à Santa Sophia do que aqueles que a construíram há 1.500 anos”, disse Erdogan em um discurso televisionado na época.

A Santa Sophia de Istambul, construída em 537 d.C. como uma igreja ortodoxa grega, foi a sede do cristianismo oriental por 900 anos antes de a cidade ser tomada no século 15 pelo sultão Mehmed II, o conquistador, que a converteu em uma mesquita otomana. Em 1934, o fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Ataturk, proibiu a adoração em Santa Sophia e designou-a como um museu.

“Estamos decepcionados com a decisão do governo da Turquia de mudar o status da Santa Sophia”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, em um comunicado na época, segundo a Reuters. “Entendemos que o governo turco continua empenhado em manter o acesso à Santa Sophia para todos os visitantes e esperamos ouvir seus planos para a administração contínua do local para garantir que permaneça acessível sem impedimentos para todos”.

O presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, James Risch, R-Idaho, e o membro graduado Bob Menendez, DN.J., consideraram a medida uma “profunda afronta aos cristãos de todo o mundo que consideram Hagia Sophia uma luz brilhante e um local sagrado profundamente reverenciado”.

“Denunciamos veementemente a decisão do presidente Erdogan de converter Santa Sophia de um museu em mesquita”, disseram eles em um comunicado conjunto na época. “Em alguns pontos de sua história, Santa Sophia serviu como local de culto para muçulmanos e cristãos e, durante décadas, foi um centro extraordinário e acolhedor para pessoas de todas as religiões”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições