Pastor de Wuhan diz que surto de coronavírus é “oportunidade de proclamar o Evangelho”

Pastor vive no epicentro do vírus, entre milhões de cidadãos chineses em confinamento completo na tentativa de conter a doença.

Fonte: Guiame, com informações do China SourceAtualizado: terça-feira, 4 de fevereiro de 2020 às 18:25
Residentes de Wuhan estão em quarentena por causa do surto de coronavírus. (Foto: Reprodução/Time)
Residentes de Wuhan estão em quarentena por causa do surto de coronavírus. (Foto: Reprodução/Time)

Um pastor anônimo em Wuhan, na China, escreveu uma carta para a Igreja global descrevendo como é deixar sua casa sem saber se você contrairá o coronavírus e se viverá por muito tempo.

Ele é um entre milhões de cidadãos chineses em confinamento completo na tentativa de conter a doença.

Enquanto ele diz que a China está sofrendo, ele acredita que algo maior está acontecendo, dizendo que é hora de os cristãos proclamarem o Evangelho em um país onde sua fé está sob fogo.

Leia a carta completa abaixo:

Carta de um pastor de Wuhan

Irmãos e irmãs, a paz esteja com vocês:

Nos últimos dias, a pneumonia (causada pelo vírus corona) esteve no centro dos meus pensamentos e da minha vida. (Eu estou) sempre assistindo as últimas notícias e sempre pensando em como nossa família e a igreja devem enfrentar isso.

Quanto à família, juntei máscaras e gêneros alimentícios e me arrisquei ao ar livre o menos possível. Ao me aventurar em público, usei uma máscara, mas, quanto ao resto, coloquei-a nas mãos do Senhor.

Quanto à igreja, a segurança da congregação, que é uma testemunha fiel, a possibilidade de os membros contraírem a doença se tornaram uma grande área de luta. É prontamente aparente que estamos enfrentando um teste de nossa fé.

A situação é tão crítica, mas confiamos nas promessas do Senhor, que seus pensamentos para conosco são de paz, e não de mal (Jeremias 29:11), e que ele permita um tempo de provação, para não nos destruir, mas para nos estabelecer. Portanto, os cristãos não devem apenas sofrer com as pessoas desta cidade, mas temos a responsabilidade de orar por aqueles que têm medo nesta cidade e de lhes trazer a paz de Cristo.

Primeiro, devemos buscar a paz de Cristo para reinar em seus corações (Hebreus 3:15). Cristo já nos deu sua paz, mas sua paz não é para nos remover do desastre e da morte, mas antes para ter paz no meio do desastre e da morte, porque Cristo já superou essas coisas (João 14:27, 16:33). Caso contrário, não creríamos no Evangelho da paz (Efésios 6:15) e, com o mundo, ficaríamos aterrorizados com a pestilência e perderíamos a esperança diante da morte.

Por que apenas os cristãos têm essa paz? Por causa do pecado, os seres humanos merecem as provações e tribulações que os derrubam, Jeová diz: “Os iníquos não têm paz” (Isaías 48:22). Todos éramos pecadores, mas Cristo, por causa da fé, tomou nossa penalidade e nos deu a paz dele. Portanto, Paulo diz: “Quem pode apresentar uma acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.” (Romanos 8:33). Os cristãos podem enfrentar o mundo com as mesmas tribulações, mas essas tribulações não são mais um castigo, mas uma nova oportunidade de crescer mais perto do Todo-Poderoso, de purificar nossas almas e uma oportunidade de proclamar o Evangelho.

Em outras palavras, quando um desastre nos atinge, é apenas uma forma do amor de Deus. E, como Paulo acreditava firmemente, "quem nos separará do amor de Cristo? Será que tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo ou espada? ... em todas essas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos ama, pois tenho certeza de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os governantes, nem as coisas presentes nem as coisas vindouras, nem os poderes, nem a altura nem a profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação serão capazes de nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8: 35-39).

Falada hoje, a pestilência de Wuhan não pode nos separar do amor de Cristo; esse amor está em nosso Senhor Jesus Cristo. Essas palavras são tão reconfortantes para nós que já nos tornamos um corpo com Cristo. Nós temos uma parte em seus sofrimentos e uma parte em sua glória, tudo de Cristo é nosso, e nosso tudo é de Cristo. Portanto, Cristo está conosco quando enfrentamos a pestilência nesta cidade; a peste não pode nos prejudicar. Se morrermos na peste, é uma oportunidade de testemunhar a Cristo e ainda mais para entrar em sua glória.

Assim, meus irmãos e irmãs, encorajo vocês a serem fortes no amor de Cristo. Se experimentarmos mais profundamente a morte nesta peste, entendendo o Evangelho, podemos experimentar mais profundamente o amor de Cristo e nos tornar cada vez mais próximos de Deus. Nosso Senhor Jesus, pela fé, experimentou um sofrimento incomparável da morte, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos e o sentou à sua mão direita. (Atos 2: 32-36)

Se, ao ler essas verdades, você ainda não tem paz, encorajo-o a ler diligentemente as Escrituras citadas acima e a pedir ao Senhor que lhe dê uma visão até que a paz de Cristo reine em seu coração. Você deve saber que isso não é apenas um desastre observável, mas ainda mais, é uma luta espiritual. Você deve primeiro travar uma batalha por seu coração, e secundariamente lutar pela alma desta cidade.

Esperamos sinceramente que você saiba que nem um pardal cai sem a vontade do Pai (Mateus 10:29). Com tantas almas enfrentando pestilência, pode estar fora da vontade de Deus? Tudo o que estamos experimentando, não é como Abraão enfrentando Sodoma, e Jonas enfrentando Nínive?

Se Deus, por causa de um homem justo, reteve o julgamento em Sodoma, ou por causa de 120.000 que não conheciam a mão esquerda da sua direita, reteve a destruição, o que dizer da cidade de Wuhan em que vivemos? Nós somos claramente os justos nesta cidade, muito mais do que uma única pessoa justa, existem milhares e milhares de nós. Ainda assim, podemos gostar de Ló estar entristecidos por todos os que estão nesta cidade (1 Pedro 2: 7), e como Abraão, que orou sinceramente por Sodoma (Gênesis 18: 23-33). Veja bem, Jonas proclamou com dificuldade o Evangelho a Nínive, e Nínive se arrependeu e foi salvo. Nós somos Abraão e Jonas desta cidade. Devemos orar pela misericórdia de Deus sobre esta cidade e trazer paz a essa cidade através de nossas orações e testemunhos.

Eu acredito que este é o mandamento de Deus chamando aqueles de nós que vivem em Wuhan. Devemos buscar paz para esta cidade, buscar paz para aqueles que sofrem com esta doença, buscar paz para as equipes médicas que lutam nas linhas de frente, buscar paz para todos os funcionários do governo em todos os níveis, buscar paz para todo o povo de Wuhan! E podemos, por meio de redes online, guiar e confortar nossos amigos e entes queridos com o Evangelho, lembrando-lhes que nossas vidas não estão em nossas próprias mãos e confiar suas vidas a Deus que é fiel e verdadeiro.

Nos últimos dias, recebi muitas perguntas de pastores estrangeiros. Eles e toda a igreja estão preocupados com esta cidade, ainda mais por nós; e enfrentando essa epidemia, procure servir a cidade conosco.

Assim, peço especialmente que voltem os olhos para Jesus. E não se preocupe com meu bem-estar, nem fique agitado ou com medo, mas ore em nome de Jesus. Pessoas de bom coração são através de suas ações que servem a cidade, especialmente o pessoal médico que está arriscando suas próprias vidas. Se eles podem assumir responsabilidades tão mundanas, como não podemos assumir mais prontamente responsabilidades espirituais!

Se você não sente a responsabilidade de orar, peça ao Senhor uma alma amorosa, um coração fervorosamente orador; se você não está chorando, peça ao Senhor lágrimas. Porque certamente sabemos que somente pela esperança da misericórdia do Senhor esta cidade será salva.

Um Pastor Wuhan

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições