Mulher se arrepende de ter feito cirurgia de mudança de sexo: "Me sinto mutilada"

Debbie Karemer admitiu publicamente a 'desmotivação' das chamadas terapias de mudança de sexo.

Fonte: Guiame, com informações do Life Site NewsAtualizado: terça-feira, 3 de dezembro de 2019 às 11:35
Debbie Karemer passou pelo procedimento de mudança de sexo (esquerda), mas se arrependeu e hoje tenta voltar a viver como mulher (direita). (Foto: SWNS)
Debbie Karemer passou pelo procedimento de mudança de sexo (esquerda), mas se arrependeu e hoje tenta voltar a viver como mulher (direita). (Foto: SWNS)

Uma mulher britânica está afirmando que sua tentativa de viver como homem durante 17 anos, que incluiu injetar no próprio corpo hormônios masculinos, remover os seios e ter um falso órgão reprodutor masculino ligado a ela, foi um "grande erro", que ela agora se arrepende profundamente.

Debbie Karemer, de 61 anos, foi destaque durante esta semana, ao quebrar um novo tabu: admitir publicamente a "desmotivação" das chamadas terapias de mudança de sexo.

"Eu sou uma mulher", disse ela. "Eu não pretendo ser um homem. Estou presa. Eu me sinto completamente mutilada. É uma bagunça completa. Por onde você começa? Só me arrependo dessa decisão".

Karemer agora acredita que o ódio que sofreu por quase toda a vida foi um efeito colateral de ter sido abusada sexualmente pelo próprio pai quando era adolescente. Mas, em 2002, ela assistiu a um episódio de um programa de entrevistas na televisão durante o dia sobre pessoas transexuais e subitamente se convenceu de que seu problema era que "ela estava no corpo errado". Na época, ela tinha 44 anos.

"Passei anos sentindo que não poderia viver em meu próprio corpo e me odiando a cada momento", disse ela à mídia britânica.

"'De repente, vi a resposta no programa 'Kilroy'. Parecia a única resposta para mim. Parecia o único caminho a seguir", acrescentou.

Karemer era casada com um homem desde 1997, mas começou a fazer pesquisas on-line sobre transgenerismo e fundou um grupo de apoio a mulheres identificadas como "homens trans" em Londres. Posteriormente, ela conseguiu uma consulta com um psiquiatra particular e recebeu uma injeção de testosterona em sua primeira consulta, conforme relatou ao programa 'File on 4', da Radio BBC.

A jornada da mulher em direção ao que ela pensava ser a "masculinidade" foi rápida. Três meses após o início das injeções de testosterona, seus seios foram removidos cirurgicamente e ela mudou legalmente seu nome para Lee Harries. Ela mesma pagou pela mastectomia dupla (3.500 libras), mas todas as mutilações subsequentes foram pagas pelo Serviço Nacional de Saúde, financiado pelo contribuinte, mesmo sendo realizadas em clínicas particulares.

Em 2004, os cirurgiões removeram o útero, os ovários e as trompas de Karemer e realizaram uma metoidioplastia, o primeiro passo para criar um "pênis" a partir da carne viva. Em 2005, Karemer recebeu testículos protéticos e, em 2008, sua vagina foi removida. Alguns meses depois, os cirurgiões colheram gordura e pele do braço para terminar o trabalho no "pênis". Em 2010, os cirurgiões removeram o que restava de seus seios e, em abril de 2013, mais trabalho foi realizado em seus "testículos". Graças a injeções regulares de testosterona, ela estava com barba no rosto e começado a ficar careca.

Decepção

Mas o corpo masculino de Karemer não lhe trouxe a felicidade que ela esperava. Em 2012, ela foi inspirada pelo escândalo de um abuso sexual que ganhou as manchetes britânicas a denunciar o abuso incestuoso de seu pai à polícia. O pai de Karemer morreu, no entanto, antes que ele pudesse ser julgado. Então, em abril de 2013, Karemer teve uma epifania, quando seu terapeuta usou a frase "trauma na infância" em uma de suas sessões. Ao ouvir as palavras, Karemer subitamente soube que havia cometido "um grande erro".

"Na sessão em que percebi que isso era tão ruim eu tive um colapso completo e um ataque de pânico, porque percebi que era um grande erro", ela lembrou.

"Fiquei traumatizada com o que aconteceu na minha vida e fui [precocemente] diagnosticada como sendo transgênero", continuou ela. "Olhando para trás agora, percebo que era simplesmente uma sensação de que, se eu não tivesse uma vagina, não poderia ser estuprada".

Ela disse ao "File on 4" da BBC Radio que achava que "iria fazer uma jornada para se tornar uma nova pessoa".

"Eu me transformaria em outra pessoa e deixaria a mulher traumatizada completamente para trás", contou, lembrando de seu pensamento e suas expectativas equivocadas sobre a mudança de sexo.

Eventualmente, Karemer decidiu fazer o que podia para reparar seu corpo mutilado. O mais óbvio era parar de injetar hormônios masculinos em seu corpo. Depois de esperar nove meses para que todo o excesso de testosterona em seu sistema deixasse seu corpo, ela começou a tomar estrogênio. Mas não se sabe quais outras intervenções médicas podem ou devem ser feitas para restaurar sua aparência feminina.

"Como seria possível passar por mais uma transição angustiante?", Perguntou ela.

"O que você faz? Eu não tenho cabelo. Eu tenho barba. Eu tenho todo o meu corpo mutilado. Como eu volto a ser a Debbie que eu era? ”

O programa "File on 4" relatou que o médico que atendeu Karemer pela primeira vez foi considerado pelo Conselho Médico Geral do Reino Unido culpado por cometer um erro grave em seu diagnóstico. Ele foi acusado de induzir pacientes a fazerem terapias de mudança de sexo e foi proibido de fornecer hormônios a pacientes nas primeiras consultas.

Apoio na angústia

Karemer está recebendo apoio emocional da rede britânica de defesa à detransição, uma organização à qual alguns ativistas transgêneros se opõem de maneira veemente. O programa "File on 4" falou também com o cirurgião Christopher Inglesfield, que fez o procedimento de mudança de sexo de Karemer. Ele acha que desfazer a transição coloca em risco a causa dos transgêneros.

"Qualquer reversão dessa transição começa a fazer a sociedade questionar todo o processo de transição", disse Inglesfield.

"[A sociedade diz] 'Bem, se essas pessoas vão se arrepender em dez anos, por que estamos financiando essas transições? Por que estamos apoiando, por que estamos reconhecendo essa coisa de transição em primeiro lugar?'", continuou ele. "A comunidade trans está muito, muito nervosa com a possibilidade disso transformar em uma grande história".

Aparentemente, ninguém no Reino Unido sabe quantos transgêneros arrependidos existem, porque o Serviço Nacional de Saúde Britânico não mantém registros sobre isso. O "File on 4" relatou que essas pessoas costumam sentir vergonha e raiva dos médicos que tornaram possível sua "transição".

Enquanto isso, o número de encaminhamento de crianças ao Serviço de Desenvolvimento de Identidade de Gênero (Gids) do Reino Unido aumentou de 100 em 2009 para mais de 2.500, segundo revelou o "File on 4". No ano passado, 75% dos novos encaminhamentos eram de meninas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições