Mulher desperta do coma no mesmo dia em que aparelhos seriam desligados: ‘Um milagre’

A situações de Bettina Lerman se agravou pelas comorbidades, como diabetes, um ataque cardíaco anterior e uma cirurgia de ponte de safena.

Fonte: Guiame, com informações do Epoch TimesAtualizado: segunda-feira, 22 de novembro de 2021 às 12:26
Bettina Lerman sai do coma e diz se lembrar de visitas e orações. (Foto: Reprodução / Arquivo pessoal de Andrew Lerman)
Bettina Lerman sai do coma e diz se lembrar de visitas e orações. (Foto: Reprodução / Arquivo pessoal de Andrew Lerman)

Bettina Lerman, de 69 anos, moradora de Portland, nos EUA, testou positivo para Covid-19, em setembro. Segundo o filho Andrew Lerman, sua mãe tinha vários problemas de saúde, incluindo diabetes, um ataque cardíaco anterior e uma cirurgia de ponte de safena, o que fez a doença rapidamente se complicar.

De acordo com a WMTW, a mulher foi diagnosticada em 12 de setembro e internada no hospital, sendo colocada em um respirador em 21 de setembro. Com o passar das semanas, após 60 dias na UTI do Maine Medical Center, os médicos sugeriram que seu suporte vital fosse retirado.

“Os médicos nos disseram para tirar a mamãe do suporte de vida porque diziam que ela nunca iria sobreviver clinicamente ou mesmo acordar”, disse sua filha Jennifer Miele, em uma campanha GoFundMe.

A situação terminal de Bettina fez com que seus filhos doassem tudo em seu apartamento para pessoas necessitadas em sua comunidade, e também preparassem o serviço fúnebre para enfrentar a partida da mãe.

“Já havíamos ido à casa funerária e planejávamos o funeral dela, com o pouco que lhe restava”, acrescentou a filha.

“Tivemos uma reunião de família com o hospital porque minha mãe não estava acordando. Não importa o que fizessem, eles não conseguiam fazê-la acordar”, disse seu filho, Andrew, à CNN.

“Disseram que os pulmões dela foram completamente destruídos. Havia danos irreversíveis, simplesmente ela não iria acordar.”

Milagre

Um evento “milagroso” aconteceu. Em 29 de outubro, dia em que sua família decidiu desligá-la do suporte vital, a mulher acordou. Seu filho, Andrew, recebeu um telefonema de um dos médicos.

“Ele disse ‘eu preciso que você venha aqui imediatamente’. Eu estava tipo, ‘OK, o que foi?’. Ele disse: ‘Bem, está tudo bem. Sua mãe acordou’”, contou o filho.

A filha Jennifer explicou que o que aconteceu com sua mãe foi um “milagre”.

“É um milagre e estamos ao seu lado enquanto ela luta para melhorar a cada dia. Os médicos dizem que é um milagre médico e nunca viram ninguém passar pelo que ela passou e acordar”, escreveu Jennifer.

‘Todos oraram’

O filho Andrew, que não se considera muito religioso, explica que sua mãe ainda se encontra em estado delicado e em recuperação, e que começa a acreditar que “algo” além da medicina a ajudou.

“Minha mãe é muito religiosa e também muitos de seus amigos, a igreja e tudo mais, e todos eles têm orado por ela”, disse ele. “Então eles não podem explicar do ponto de vista médico. Talvez seja do ponto de vista religioso. Não sou tão religioso, mas estou começando a acreditar que algo a ajudou.”

Bettina Lerman foi desenganada pelos médicos. (Foto: Reprodução / Arquivo pessoal de Andrew Lerman)

Além disso, ao acordar do coma sua resposta foi realmente inesperada, tendo muita clareza e lucidez apesar do que vivenciou.

“Ela sabe onde está, quem ela é, ela é muito perspicaz”, disse seu filho. “Normalmente, quando alguém sai de um coma desses, eles falam que os pacientes estão com delírio e ficam muito confusos. Desde o primeiro dia, ela não experimentou nada disso.”

Consciência

A mulher, que agora está recebendo fisioterapia para melhorar a força muscular perdida durante a experiência, disse ao filho que, durante o coma, ela se lembra das visitas das pessoas e das orações.

“Perguntamos a ela: você se lembra de alguém falando com você e vindo te ver? E ela balançou a cabeça que sim. Portanto, embora ela não pudesse responder, mesmo estando em coma, ela sabia que as pessoas estavam vindo para visitá-la”, acrescentou.

Agora, seu filho, que continua dando força e apoio à mãe no caminho da recuperação, também recomenda que nunca percam a esperança e que, mesmo tendo um familiar em coma, nunca parem de falar com ele.

“Então, as palavras de incentivo que eu tenho é que você não perca a esperança, e quando você visitar seus familiares nesta situação, converse com eles porque eles podem te ouvir”, disse ele.

E quanto à saúde atual de sua mãe, Andrew Lerman disse ao Epoch Times por telefone que 21 dias após acordar, ela finalmente conseguiu respirar apenas com a ajuda de um pouco de oxigênio, sem necessidade de respirador. Um grande marco no processo de recuperação desta lutadora, que quebrou as expectativas médicas e está se recuperando gradativamente das consequências da doença.

“É realmente um milagre médico e de fé”, escreveu sua filha.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições