Mais de 1.000 igrejas do Reino Unido irão acolher refugiados ucranianos

Crise migratória da guerra na Ucrânia já produziu mais de 3 milhões de refugiados, que se espalham pelos países vizinhos.

Fonte: Guiame, com informações do Christian TodayAtualizado: quarta-feira, 16 de março de 2022 às 12:13
Refugiados vindos da Ucrânia entram na Polônia pela fronteira de Medyka. (Foto: ACNUR/Chris Melzer)
Refugiados vindos da Ucrânia entram na Polônia pela fronteira de Medyka. (Foto: ACNUR/Chris Melzer)

Segundo a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), até 15 de março o número de refugiados da Ucrânia, por causa da guerra provocada pela Rússia, é de 3.063.095.

“A escalada do conflito na Ucrânia causou a destruição da infraestrutura civil e vítimas civis e forçou as pessoas a fugir de suas casas em busca de segurança”, explica a agência.

A fuga da Ucrânia se tornou a maior crise migratória no continente europeu desde a Segunda Guerra Mundial, um desafio para os governos locais, empresas, instituições e igrejas.

Nesse sentido, a Sanctuary Foundation está apelando pela ajuda das organizações e dos indivíduos para apoiar os recém-chegados da Ucrânia devastada pela guerra. 

Criada pelo Dr. Krish Kandiah, a fundação tem como objetivo encorajar as pessoas a participarem do novo esquema do governo do Reino Unido, pedindo aos cidadãos britânicos que abriguem os refugiados em suas casas.

Agradecendo às igrejas por sua generosidade, Kandiah disse que estava orando para que esse apoio "faça uma grande diferença" para as pessoas que chegam ao Reino Unido.

“As igrejas em todo o Reino Unido estão novamente respondendo com grande compaixão e generosa hospitalidade aos refugiados ucranianos, assim como se esforçaram para apoiar as famílias afegãs evacuadas e os recém-chegados de Hong Kong nos últimos meses”, disse Kandiah.

‘Força para o bem’

Ele disse que a resposta das igrejas demonstrou seu papel como uma força para o bem na sociedade.

“Toda vez que vejo a igreja demonstrar a graça e o amor de Deus aos nossos vizinhos de todo o mundo, celebro o gênio de Deus em projetar a igreja para ser uma força para o bem nos níveis local, nacional e global”, declarou.

"Agora estamos em condições de oferecer casas para dezenas de milhares de refugiados ucranianos”, disse Kandiah. “Igrejas, indivíduos, empresas e instituições de caridade podem se apresentar para ajudar no que está provando ser o maior esquema de patrocínio humanitário já visto no Reino Unido”.

Kandiah disse ainda que a Sanctuary Foundation está desenvolvendo recursos para mobilizar mais pessoas para ajudar os recém-chegados, além de treinamento e apoio aos anfitriões.

"Esperamos e oramos para que isso faça uma grande diferença para os refugiados ucranianos que vêm para o Reino Unido, mas também que encoraje nossos irmãos e irmãs na igreja ucraniana. Obrigado às mais de 1.000 igrejas e indivíduos cristãos que estão tornando tudo isso possível."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições