Juíza denunciada apela por direito de não realizar casamento gay: ‘Acredito na Bíblia’

Por causa de sua fé, Dianne Hensley acha que tem direito a uma “isenção religiosa”.

Fonte: Guiame, com informações da CBN NewsAtualizado: quarta-feira, 18 de dezembro de 2019 às 11:50
A juíza de paz Dianne Hensley. (Foto: Reprodução/CBN News)
A juíza de paz Dianne Hensley. (Foto: Reprodução/CBN News)

Alegando acreditar na Bíblia, a juíza de paz Dianne Hensley, do Texas, entrou com uma ação contra o Estado após receber uma advertência por se recusar a oficiar casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Representado pelo First Liberty Institute, especializado em casos de liberdade religiosa, Hensley quer ter o direito de manter sua fé cristã preservada.

Juíza de paz no Condado de McLennan, Hensley, alega que é uma cristã devota o que a impede de realizar esse tipo de cerimônia.

O First Liberty Institute afirma que a Comissão Estadual violou a lei estadual, punindo-a por seguir sua fé.

A CBN News relata que Hensley é uma cristã que “acredita na Bíblia” que disse que sua consciência a proibia de fazer casamentos entre pessoas do mesmo sexo e achava que tinha direito a uma “isenção religiosa” de realizá-las.

O escritório de Hensley costumava fornecer aos casais do mesmo sexo que a procuravam para se casar uma lista de outras pessoas que realizariam a cerimônia, incluindo ministros.

A denúncia apresentada contra Hensley aconteceu pelo fato de a juíza aceitar realizar casamentos tradicionais e fazer exceção para os casamentos do mesmo sexo.

Hensley tomou a decisão de não realizar casamentos contrários às suas crenças depois que a Suprema Corte dos EUA decidiu que casais do mesmo sexo se casam como um direito constitucional na decisão de Obergefell. Em vez disso, ela prometeu "referir educadamente" casais gays a outras pessoas que prestariam o serviço.

Segundo um comunicado, Hensley respondeu apelando ao seu direito de seguir suas crenças como bem entender.

"Por fornecer uma solução para atender a uma necessidade da minha comunidade e permanecer fiel às minhas crenças religiosas, recebi um 'Aviso Público'. Ninguém deve ser punido por isso", escreveu ela.

De acordo com o Texas Tribune, Hensley acredita que o estado violou a Lei de Restauração da Liberdade Religiosa do Texas (RFRA) e está buscando "um julgamento declarativo do tribunal que decida que qualquer justiça da paz pode se recusar a oficiar um casamento do mesmo sexo" se os comandos de sua fé religiosa os proíbem de participar de cerimônias de casamento do mesmo sexo."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições