Filha de ex-stripper transforma clube de strip em igreja: “Orei por anos”

Um prédio no Alasca que era usado como um clube de strip-tease agora é uma igreja que leva salvação à cidade.

Fonte: Guiame, com informações da Associated PressAtualizado: quarta-feira, 28 de julho de 2021 15:08
Linda Dunegan comprou um antigo clube de strip e o transformou em uma igreja. (Foto: AP Photo/Mark Thiessen)
Linda Dunegan comprou um antigo clube de strip e o transformou em uma igreja. (Foto: AP Photo/Mark Thiessen)

Um clube de strip-tease se tornou uma igreja em Anchorage, a maior cidade do Alasca, como uma resposta aos anos de oração da filha de uma ex-stripper.

“Esta igreja surgiu porque eu orei por cinco anos”, disse Linda Dunegan à Associated Press. O local que antes abrigava o clube “Fantasies on 5th” se tornou a Igreja Batista Portas Abertas, trocando o palco de dança pelo púlpito. 

Dunegan tentou comprar o prédio antes, mas não conseguiu chegar a um acordo com o proprietário. Até que, em certo momento, o proprietário deu uma semana para um corretor de imóveis vender o edifício e sugeriu que procurasse Dunegan. Desta vez, o negócio foi concretizado.

“Deus tem sido muito bom para mim. Ele me deu uma família, um marido maravilhoso, comida na mesa e um lugar para morar”, destaca Dunegan.

Hoje, Dunegan é uma investidora imobiliária experiente, mas já teve que sobreviver comendo uma tigela de arroz por dia no Vietnã. Ela cresceu em um pequeno vilarejo perto da fronteira com o Camboja, vivendo em condições precárias.

Seus pais tiveram um casamento arranjado, que falhou quando sua mãe não gerou um herdeiro homem, sendo enviada de volta para sua aldeia com suas duas filhas. Sem outras habilidades, sua mãe conseguiu um emprego como garçonete em um bar, onde conheceu um americano que se tornaria seu marido.

O americano ajudou a família a fugir do país devastado pela guerra em abril de 1975, em um transporte militar, quando Dunegan tinha 8 anos.

No início dos anos 1980, sua mãe e seu padrasto se divorciaram. Ela se mudou para Anchorage com as filhas e acabou encontrando um jeito fácil de ganhar dinheiro em bares — embora Dunegan não tenha certeza se o Fantasies on 5th era um deles. 


Igreja Batista Portas Abertas ao longo de uma rodovia que leva a Anchorage, no Alasca. (Foto: AP Photo/Mark Thiessen)

Na infância de Dunegan, a literatura virou um refúgio, chegando a ler um livro por dia. Ela estudou muito, entrou para a Sociedade de Honra Nacional e foi para a faculdade, obtendo um doutorado. Ela também teve uma carreira militar de quase três décadas servindo nas reservas da Força Aérea e da Marinha e na Guarda Aérea Nacional do Alasca.

Ao longo do caminho, ela se casou com Gerry Dunegan e juntos construíram suas propriedades imobiliárias.

Caminho para o propósito

O caminho de Dunegan para se tornar cristã criou raízes quando ela era uma criança nos Estados Unidos. Uma mulher de uma das igrejas que frequentavam (em troca de receber comida de graça) decidiu cuidar dela de perto.

O pastor Kenny Menendez sentiu um chamado de Deus para começar uma nova igreja em Anchorage, só não imaginava que encontraria o local perfeito dentro de um antigo clube de strip.

“Eu olhei para isso como: 'Sim, poderia ser uma igreja'”, disse Menendez. “Só precisava de uma reforma”.

O culto de inauguração contou com 66 pessoas, alguns curiosos para ver como seria uma igreja dentro de um antigo clube de strip. Agora, eles recebem em média 45 pessoas todos os domingos.

“Eu diria que Deus está satisfeito por ter uma mudança, uma transformação no edifício, um lugar que leva pessoas para perto Dele em vez de para longe”, disse o pastor.

Menendez tem esperança de que a igreja — que está situada entre uma loja de maconha, um sex shop e motéis — ajude a transformar o bairro. “Que este seja o começo de alguma luz aqui”, disse ele.

Dunegan acredita que foi sua mãe quem plantou uma semente nela há mais de duas décadas. “Estamos começando pequenos, mas nosso coração é grande”, disse ela um artigo da revista Air National Guard.

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame