Europa registrou quase 1.000 crimes de ódio contra cristãos, em 2020

De acordo com dados recém-publicados, o número de crimes de ódio contra cristãos no continente aumentou drasticamente no último ano.

Fonte: Guiame, com informações do Catholic News Agency e Pew ForumAtualizado: quinta-feira, 18 de novembro de 2021 às 11:55
Grafite anticristão em Tampere, Finlândia. (Foto: Reprodução / Creative Commons)
Grafite anticristão em Tampere, Finlândia. (Foto: Reprodução / Creative Commons)

A Europa Ocidental, onde se originou o cristianismo protestante e onde o catolicismo se baseou durante a maior parte de sua história, tornou-se uma das regiões onde os cristãos mais têm sido vítimas de crimes de ódio.

Dados da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), publicados em 16 de novembro, documentaram 980 incidentes contra cristãos, incluindo ataques incendiários a igrejas, profanação e roubos, ataques a padres e pichações anticatólicas em propriedades da Igreja por ativistas do aborto.

A OSCE relatou anteriormente 595 incidentes contra cristãos em 2019.

Houve um aumento significativo no número de ataques contra a propriedade no ano passado, de 459 em 2019 para 871 em 2020, enquanto o número de ataques violentos contra pessoas diminuiu de 80 para 56 em 2020.

A Polônia teve o maior número de crimes de ódio relatados contra cristãos, com 241 incidentes em 2020, a maioria dos quais foram atos de vandalismo contra propriedade relacionados com a posição da Igreja sobre o aborto.

A OSCE também relatou 172 incidentes na Alemanha, 159 na França e 113 na Itália. A liderança da igreja católica apresentou dados à OSCE sobre mais de 150 crimes de ódio contra cristãos na Europa.

Eles também divulgaram dados sobre crimes de ódio motivados por antissemitismo, racismo, preconceito com base na orientação sexual e outras categorias. No total, 7.181 casos de crimes de ódio foram relatados. A informação foi publicada em comemoração ao Dia Internacional da Tolerância.

O número de crimes de ódio contra cristãos é provavelmente maior do que o relatado nos dados, já que apenas 11 dos 57 estados da OCSE enviaram dados sobre crimes de ódio contra cristãos.

Madeleine Enzlberger, chefe do Observatório de Intolerância e Discriminação contra Cristãos (OIDACE) em Viena, Áustria, disse que na mídia e nas esferas políticas “o ódio aos cristãos dificilmente é percebido como um problema social cada vez mais óbvio”.

“O relatório da OSCE reflete apenas parte dessa tendência, que temos documentado há anos, e ainda assim é um forte chamado de alerta contra a indiferença e a moda crítica aos cristãos”, ela comentou.

Aqui está uma análise de alguns dos crimes de ódio cometidos contra cristãos documentados pela OSCE:

- Vandalismo desenfreado na Polônia por defensores do aborto

O aumento nos crimes de ódio contra os cristãos na Polônia se deve em grande parte a “uma série de incidentes que visam a Igreja Católica devido à sua postura sobre o aborto”, segundo os dados da OSCE.

Isso incluiu mais de 100 atos de grafite em propriedades católicas em 2020, muitos dos quais incluíam slogans anticristãos. Outras igrejas católicas foram vandalizadas com símbolos LGBT.

Ativistas dos direitos das mulheres vandalizaram à noite um monumento a crianças em gestação com tinta preta em outubro de 2020.

Ativistas do aborto também vandalizaram uma cruz em um cemitério em homenagem às vítimas do nazismo no mesmo mês, de acordo com o relatório.

Pessoas orando em frente a uma catedral foram agredidas por ativistas dos direitos das mulheres, que atiraram garrafas, pedras e fogos de artifício, ferindo vários fiéis.

Na Espanha, um mosteiro e quatro outras igrejas foram vandalizados no Dia Internacional da Mulher em 2020. No mosteiro, um grupo de manifestantes pelos direitos das mulheres também interrompeu a missa com slogans anticristãos.

- Ataques incendiários contra igrejas católicas

Houve uma série de ataques incendiários contra igrejas relatados na França, Alemanha, Espanha e Itália.

Em um caso na Alemanha, desinfetante foi derramado sobre os bancos de uma igreja católica e, em seguida, incendiado.

Uma catedral católica na França também foi vandalizada com excrementos manchados pelos perpetradores, que tentaram colocar fogo na igreja em fevereiro de 2020.

Dez indivíduos mascarados alvejaram outra igreja na França em um ataque incendiário em outubro de 2020, empurrando um carro até a igreja e incendiando-o, causando danos significativos.

Na Suíça, o loft de órgão de uma igreja católica foi incendiado em março de 2020.

- Crimes de ódio e redes sociais

Sacerdotes na Espanha receberam ameaças de morte por meio das redes sociais em novembro de 2020. Padres na Polônia se sentiram ameaçados quando uma imagem retratando um padre baleado foi divulgada nas redes sociais junto com insultos anticatólicos.

Um homem que se converteu ao cristianismo na Itália também recebeu ameaças de morte nas redes sociais em novembro de 2020.

Em outros casos, os perpetradores compartilharam seus crimes de ódio nas redes sociais. Ativistas dos direitos das mulheres na Polônia filmaram-se jogando ovos em uma igreja católica e postaram nas redes sociais em outubro de 2020.

- Ataques violentos contra cristãos

Apesar das medidas de bloqueio que mantiveram muitas pessoas socialmente isoladas em 2020, ainda havia relatos de ataques violentos contra cristãos, embora menos do que em 2019.

Três pessoas morreram em um ataque com faca na Basílica de Notre-Dame em Nice, França, em outubro de 2020.

Um padre conhecido por sua devoção em ajudar migrantes e moradores de rua foi morto a facadas perto de sua paróquia na cidade de Como, Itália, por um homem da Tunísia em setembro de 2020.

No Reino Unido, um padre foi agredido por dois homens em uma igreja em junho de 2020 e sofreu uma lesão na costela. Outro padre católico no Reino Unido foi agredido fisicamente em uma catedral durante um funeral em outubro de 2020.

Na Espanha um sacerdote foi hospitalizado em setembro de 2020 depois que foi esfaqueado na parte superior do corpo enquanto estava em uma igreja, e um na Polônia foi esfaqueado várias vezes no estômago em outubro de 2020.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições