Cristão, Daniel Dias conquista a 25ª medalha paralímpica da carreira

Atleta de 33 anos integra a equipe paralímpica brasileira em Tóquio.

Fonte: Guiame, com informações da EBC e R7Atualizado: segunda-feira, 30 de agosto de 2021 às 16:12
Daniel Dias acumula 25 medalhas na carreira. (Foto: Reprodução / EBC)
Daniel Dias acumula 25 medalhas na carreira. (Foto: Reprodução / EBC)

Nesta quarta-feira (25), quatro nadadores do Brasil conquistaram medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio: uma de ouro, outra de prata e duas de bronze.

Entre eles, o nadador Daniel Dias, que conquistou o 25º pódio paralímpico na carreira disputando a prova de 200 metros livre na classe S5 (categoria de deficiente físico-motor), onde ficou com o bronze. O paulista obteve a marca de 2min38s61.

“Que alegria poder começar as Paralimpíadas com uma medalha! Medalha de terceiro lugar. Muito obrigado a todos pelo carinho e torcida! É um momento muito especial!”, escreveu no Twitter.

Estreante nas Paralimpíadas de Pequim, em 2008, Daniel Dias anunciou que vai se aposentar após o evento. Os jogos de Tóquio serão a despedida de Daniel das piscinas. Ele nadará cinco provas e possivelmente um revezamento.

Daniel Dias conta que a partir do momento que começou a ter um relacionamento sincero com Cristo, tudo mudou. “Ele me mostrou várias coisas, e eu pude entender que eu sou a vontade de Deus e que Ele entregou seu único filho para morrer no meu lugar. Quando entendi isso, entendi o amor de Pai”, diz o atleta.

Mais medalhas

Outros três paratletas também disputaram finais da modalidade.

Gabriel Bandeira conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil no Japão. O nadador venceu a final dos 100m borboleta (S14) em 54s76 – tempo que garantiu, também, o recorde paralímpico. O britânico Reece Dunn foi o segundo colocado (55s12), enquanto Benjamin Hance, da Austrália, terminou na terceira posição (56s90).

Já Gabriel Araújo tornou-se o primeiro paratleta brasileiro a subir no pódio em solo japonês. Ele foi o segundo colocado nos 100m costas (S2), com tempo de 2m02s47. O mineiro ficou atrás do chileno Alberto Abarza (2m00s40), que conquistou o ouro, e terminou à frente do russo Vladimir Danilenko (2m02s74), que faturou o bronze.

Phelipe Rodrigues garantiu o bronze nos 50m livre (S10) – conquistando, assim, a sua oitava medalha paralímpica. O brasileiro terminou a prova em 23s50, atrás do australiano Crothers Rowan (ouro com 23s21) e do ucraniano Maksym Krypak (prata com 23s33).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições