Chefe de polícia recorre à Bíblia e à fé para combater o crime nas ruas do Quênia

Além de inspetor de polícia, William Sifuna é pastor da igreja evangélica ElShaddai.

Fonte: Guiame, com informações do Faith WireAtualizado: quinta-feira, 12 de setembro de 2019 às 19:05
O inspetor-chefe William Sifuna também é pastor no Quênia. (Foto: Reprodução/KYN News)
O inspetor-chefe William Sifuna também é pastor no Quênia. (Foto: Reprodução/KYN News)

Um chefe de polícia no Quênia desenvolveu uma maneira não convencional de combater o crime nas ruas de sua cidade. Ele invoca o poder de Deus ao entrar em áreas cheias de criminosos usando apenas sua Bíblia.

O inspetor-chefe William Sifuna é o único responsável por manter a lei e a ordem em Maralal, no condado de Samburu, onde os tiroteios acontecem diariamente e assaltos e extorsões são comuns.

Ao longo dos anos, no entanto, uma coisa que Sifuna notou foi que a maioria dos crimes está de alguma forma relacionada ao roubo de gado. Então, o homem que é coloquialmente conhecido como "o policial pregador", decidiu empregar uma tática baseada na Bíblia ao confrontar suspeitos.

Ele os instruía a devolver o que roubaram ao legítimo proprietário, pedir perdão à pessoa e jurar nunca roubar novamente.

Imediatamente, Sifuna viu alguns resultados tremendos.

O inspetor, no entanto, não confia na mera palavra dos criminosos. Ele também exige que eles elaborem um plano de longo prazo detalhando como exatamente eles ficarão longe de problemas no futuro.

É uma forma de policiamento muito distante dos métodos de muitas outras agências policiais, mas é uma que ele insiste que continua a fazer maravilhas. Para combater o crime com eficácia, ele diz, você precisa de fé.

"Para combater o crime, precisamos de Deus", explicou ele ao The Standard. “Não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos da intervenção de Deus em tudo o que estamos fazendo como força policial.”

O chefe de polícia também está implacavelmente oferecendo segundas chances aos muitos infratores que trabalham nas ruas da cidade cheia de crimes. Como cristãos, ele disse, devemos nos manter fiéis à noção de que absolutamente todo mundo merece uma segunda chance, não importa o que tenham feito.

"Antes de prendê-los, aproveito a oportunidade para pregar ou aconselhá-los", disse ele. "E quando eles saem das células frias, a maioria deles confessa e se afasta do crime."

O respeitado policial também é tri-vocacional: além do policiamento, ele também possui uma acreditação aprovada pelo tribunal como mediador e também é pastor regular do Ministério de Restauração Elshaddai.

Observando que ele aplica a lei de uma maneira bastante "interativa", Sifuna acrescentou que sua estratégia é simples: "Eu escuto o lado deles da história, os aconselho e medito em casos insignificantes".

Conselheiro e mediador

A mediação, disse ele, é uma maneira maravilhosa de impedir que alguém seja encarcerado desnecessariamente, o que reduz a pressão sobre os serviços prisionais. O chefe acrescentou que, às vezes, isso envolve “trazer a família” para uma sessão, mas que “enquanto uma solução for alcançada e o agressor não retornar às celas”, vale a pena o esforço.

Mas como se isso não bastasse, esse policial de fé ainda decidiu montar um abrigo para crianças que foram vítimas de abuso nas violentas ruas de Maralal. Ele também supervisiona as operações em um orfanato nas proximidades.

“A maioria das crianças, especialmente as que foram contaminadas, não estavam seguras para voltar aos mesmos lugares onde as ofensas aconteceram, e eu pensei que aquelas que a corte julgava que não eram seguras poderiam receber um lugar alternativo, pois o caso prosseguiu”, explica.

Por causa do trabalho realizado pelo inspetor, Mwangi Nderitu, pastor do Ministério de Restauração de Elshaddai, chamou Sifuna de "uma definição totalmente nova de policial".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições