Britânicos preferem um muçulmano a um evangélico como líder político, diz pesquisa

Duas mil pessoas foram entrevistadas e os resultados mostram que a maioria não se engaja mais com os valores cristãos.

Fonte: Guiame, com informações de Evangelical FocusAtualizado: quinta-feira, 2 de março de 2023 às 15:30
Britânicos estão se afastando dos preceitos bíblicos. (Foto representativa: Unsplash/King's Church International)
Britânicos estão se afastando dos preceitos bíblicos. (Foto representativa: Unsplash/King's Church International)

Uma pesquisa realizada pelo YouGov — empresa líder de pesquisas de mercado com sede no Reino Unido — para o “Theos Think Tank”, mostrou que os britânicos não estão muito engajados com os valores cristãos. 

Questionados sobre crenças religiosas específicas, os cristãos evangélicos são o grupo religioso menos tolerado quando se trata de liderança política na Grã-Bretanha. 

Nos resultados, 67% dos entrevistados responderam que os católicos deveriam ocupar cargos políticos de alto escalão, 64% responderam que deveriam ser os muçulmanos e 62% dão preferência a judeus ortodoxos. 

O número daqueles que dizem que os cristãos evangélicos deveriam liderar na política é de 53%, com 19% dizendo que eles não deveriam governar e 29% preferiu não responder. 

Valores cristãos desprezados

A pesquisa também mostra que 50% das mais de 2.000 pessoas entrevistadas na Grã-Bretanha disseram que não concordam que alguém que se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo possa ter um cargo de liderança política (51% na Inglaterra e 44% na Escócia).

Entre os eleitores mais jovens (18-24), apenas 24% disse que alguém com essa visão do casamento deveria ser “autorizado a ocupar um cargo importante no governo”.

Além disso, 55% respondeu que ser contra o aborto desqualifica alguém para ocupar um cargo político de alto escalão.

‘Cristianismo é rejeitado na Escócia’

Houve um debate na Escócia em torno da candidatura da evangélica Kate Forbes para Primeira Ministra, e isso reforçou ainda mais que o cristianismo tem sido rejeitado no país.

Durante esse período de eleições, um espaço foi aberto para falar sobre o papel das crenças religiosas pessoais na liderança política.

Kate é Ministra das Finanças e frequentemente tem sido apontada como a sucessora de Nicola  Sturgeon (que renunciou inesperadamente em janeiro). 

Ela  esteve no centro de um grande debate social e midiático sobre fé e política que transcendeu os limites do Partido Nacional Escocês (SNP).

A parlamentar é pró-vida, acredita na Bíblia e é membro da Igreja Livre da Escócia. Ela expressou suas dúvidas sobre a lei de auto-identificação de gênero aprovada em dezembro pelo governo do qual ela faz parte.

Além disso, Kate defende abertamente os valores cristãos, em especial o casamento somente entre homem e mulher. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições