Billy Graham será homenageado com monumento no Capitólio dos EUA

Uma estátua de Billy Graham em tamanho real será instalada no National Statuary Hall, uma sala dedicada a esculturas de americanos de destaque no Capitólio dos EUA.

Fonte: Guiame, com informações do Religion News ServiceAtualizado: terça-feira, 4 de agosto de 2020 às 13:54
Billy Graham durante uma cruzada em Albany, Nova York, em 1990. (Foto: Associação Evangelística Billy Graham)
Billy Graham durante uma cruzada em Albany, Nova York, em 1990. (Foto: Associação Evangelística Billy Graham)

Uma estátua em tamanho real de Billy Graham será instalada no National Statuary Hall, uma sala no Capitólio dos Estados Unidos dedicada a esculturas de americanos proeminentes.

O projeto do monumento do famoso evangelista, que faleceu em 2018, foi aprovado pelo comitê legislativo da Carolina do Norte na semana passada. O escultor Chas Fagan agora começará a trabalhar para transformar o modelo de 60 centímetros em uma estátua em tamanho real. 

A coleção do Statuary Hall do Capitólio dos EUA consiste em 100 estátuas de pessoas de destaque — sendo duas de cada estado. Graham, nativo de uma fazenda em Charlotte, na Carolina do Norte, substituirá a estátua de Charles Aycock (1859-1912), ex-governador do estado.

Aycock foi um dos mentores do motim e golpe racial de Wilmington, na Carolina do Norte, em 1898, no qual um governo local composto por negros foi derrubado e substituído por autoridades brancas. A outra estátua da Carolina do Norte é de Zebulon Vance (1830-1894), um ex-governador e senador dos EUA que também era oficial militar confederado.

Com estátuas de supremacistas brancos e líderes confederados sendo derrubadas por todo o país, a reconsideração da Carolina do Norte pode parecer oportuna. Por outro lado, a instalação de uma estátua de Billy Graham no Capitólio dos EUA teve amplo apoio muito antes dos recentes protestos raciais.

O ex-senador da Carolina do Norte, Dan Soucek, pressionou pela instalação da nova estátua em 2015, enquanto Graham ainda estava vivo. Logo após a morte de Graham, o processo entrou em ação.

“Do ponto de vista religioso cristão, Billy Graham é um ícone mundial inegável”, disse Soucek. Ele citou as seis décadas que Graham foi listado entre as 10 pessoas mais admiradas dos EUA pela pesquisa Gallup.


National Statuary Hall no Capitólio dos EUA. (Foto: Architect of the Capitol/Creative Commons)

Durante anos, Graham tem sido uma dos ícones mais conhecidos da Carolina do Norte. Existem duas rodovias estaduais que levam seu nome para homenageá-lo. Em Charlotte, uma das maiores atrações turísticas é a biblioteca que documenta sua vida e ministério, que inclui sua casa de infância restaurada e seu túmulo.

O filho de Graham, Franklin, cujo ministério Samaritan's Purse também está localizado na Carolina do Norte, disse que viu uma representação da estátua, que mostra seu pai pregando e segurando uma Bíblia na mão.

Franklin Graham disse que a estátua não é algo que seu pai teria feito questão. “Meu pai ficaria muito satisfeito que as pessoas pensassem nele dessa maneira. Mas ele gostaria que as pessoas dessem a glória a Deus e não a si próprio”, disse.

A Associação Evangelística Billy Graham, em parceria com o Estado, está arrecadando dinheiro para a estátua e sua instalação — estimada em US$ 650.000. Não serão utilizados fundos do governo.

Garrett Dimond, conselheiro geral do Escritório do Serviço Legislativo do estado, disse que no momento em que a estátua de barro for concluída, ela deverá ser revisada por um comitê do congresso antes de ser moldada em bronze.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições