Visite: Museu da Bíblia: a história do Livro Sagrado

Visite: Museu da Bíblia: a história do Livro Sagrado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:24

Inaugurado em dezembro de 2003, o Museu da Bíblia (MuBi) reúne um vasto acervo organizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) durante mais de 50 anos. O primeiro do País e um dos maiores do mundo em sua especialidade, o local expõe inúmeros documentos que descrevem a história do Livro Sagrado.

Instalado numa área de 900 metros quadrados – em Barueri, na Grande São Paulo – e integrado a um centro de eventos, o MuBi reúne uma biblioteca com mais de 17 mil títulos e um espaço de exposição contando todo o processo de tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.

Entre as atrações, os visitantes encontram exemplares das Escrituras Sagradas em mais de 200 idiomas, como o da Bíblia Vulgata, de 1583; a primeira edição em português em um único volume, de 1819; além de várias miniaturas, incluindo a menor Bíblia do mundo.

No local, há ainda algumas réplicas de objetos mencionados nas Escrituras e roupas da época do apóstolo Paulo, além de alguns materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do rio Jordão e do Mar Morto, sementes de mostarda e um punhado de terra de Belém.

Modelos de papiros, pergaminhos, uma versão do Texto Sagrado impressa numa única página e a Bíblia em braile também fazem parte do acervo do museu.

A interavitvidade é um das características importantes do local, que tem um espaço reservado para que as crianças aprendam brincando. “O objetivo do MuBi é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus aspectos culturais, éticos e religiosos”, ressalta o diretor do museu, Erní Seibert.

Primeiro livro impresso no mundo

A Bíblia Sagrada foi o primeiro livro impresso com tipos mecânicos móveis, por volta de 1450, por Johannes Gutenberg, considerado o pai da imprensa. Desde então, milhões de exemplares das escrituras foram publicados, em mais de 2,5 mil línguas e dialetos diferentes.

Uma réplica da prensa de Gutenberg (foto ao lado) está exposta no MuBi, além de um banco de imagens e diversas porções das escrituras e testamentos datados do século 20 e início do século 21.

Serviço

Museu da Bíblia (MuBi) Endereço: Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto – Barueri / SP Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h Telefone: (11) 4168-6225 E-mail: museu@sbb.org.br Entrada gratuita

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame