Vilha Velha receberá Tenda da Esperança em Abril

Vilha Velha receberá Tenda da Esperança em Abril

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:01

O projeto Tenda da Esperança é uma realização da Junta de Missões Nacionais e tem como objetivo anunciar o evangelho de maneira contextualizada e dar assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde a sua criação, no ano de 1991, a Tenda tem servido como estratégia para alcançar o maior número possível de pessoas sem Cristo, principalmente romeiros que vêm de diversas cidades para pagar promessas e moradores da cidade onde o projeto é realizado. O projeto ainda tem como desafio encaminhar estas pessoas a uma Igreja Batista para serem acompanhadas em sua nova vida. A Tenda só é executada em locais onde existam grandes romarias no Brasil, como Belém do Pará, Juazeiro do Norte (CE), Trindade (GO), Bom Jesus da Lapa (BA), Aparecida do Norte (SP) e outras.

Por iniciativa do presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, Pr. Ednan Santos Dias da Silva, preocupado com a obra missionária no estado, foi lançado um desafio para que a Junta de Missões Nacionais realizasse o projeto no estado do Espírito Santo. Em 2011, o projeto estará abençoando a cidade de Vila Velha durante os dias da Festa da Penha. Além desse desafio, o projeto apoiará a Igreja Batista da Glória na iniciativa de plantar uma igreja no bairro Ilha dos Ayres, em Vila Velha. No dia 21 de abril quando oficialmente começará o projeto, realizaremos uma grande Concentração Evangelística na Prainha de Vila Velha, que antes do culto contará com uma carreata que convidará os moradores próximos a participarem deste impacto evangelístico que marcará a abertura do projeto que mudará Vila Velha.

De acordo com Fabíola Molulo, representante de Missões Nacionais no estado, o intuito não é causar um impacto agressivo durante as atividades da romaria, por isso a Tenda será armada no Bairro Ilha dos Ayres. As abordagens serão feitas nas romarias de forma sutil, como entrega de água, folhetos evangelísticos, teatro de rua e evangelização pessoal. Durante o dia, na Tenda, serão realizadas ações sociais na comunidade onde será plantada a nova igreja, com vários serviços oferecidos gratuitamente. Nas noites, acontecerão os cultos evangelísticos de forma bem diferente, com palhaços, teatros, pantomimas, em tudo, compartilhando o evangelho com os visitantes que participarão.

Mas as ações no bairro, não ficarão somente na Tenda, os grupos de voluntários sairão também para evangelismo na comunidade, de casa em casa, fazendo teatro na rua e com medidas de prevenção ao uso de drogas. O bairro Ilha dos Ayres possui cerca de 2.050 habitantes, com 29 quadras, 329 lotes e 700 residências em aproximadamente 295 mil metros quadrados. Fica no Distrito da Grande Vila Velha. Limita-se com a Avenida Carlos Lindemberg, com o bairro Cristóvão Colombo, com o centro de Vila Velha e Glória. Nas proximidades estão também os bairros de Soteco e Divino Espírito Santo. O bairro é marcado pelos altos índices de violência (homicídios) e tráfico de drogas.

A Igreja Batista da Orla (Primeira Igreja Batista em Jardim Itapoã) será grande parceira neste projeto em Vila Velha. Ela cederá a estrutura do circo que a igreja possui, que está em atividades em Minas Gerais. O circo que será utilizado já pertenceu à Missões Nacionais, e foi doado à Convenção Mineira, que hoje cedeu para a Igreja da Orla  sua manutenção e administração. Outros parceiros envolvidos são a Associação Batista Vilavelhense e a Ordem de Pastores – subseção Vila Velha. Além disso, todas as igrejas batistas do estado estão convocadas a participar.

O alvo do projeto é alcançar 1.000 decisões por Jesus Cristo na cidade de Vila Velha, entre adolescentes, jovens, adultos e crianças. Para isso serão utilizadas estratégias de evangelismo pessoal a 10 mil pessoas entre adolescentes, jovens e adultos; será realizada uma Ação Evangelística para crianças (Tenda Mirim) no bairro Ilha dos Ayres, com a meta de evangelizar 300 crianças apresentando o plano de salvação numa linguagem apropriada a elas e ainda 10 programações evangelísticas nas noites na Tenda. Além da Grande concentração evangelística do feriado, dia 21 de abril.

Intercessão A coordenação de intercessão em todo o estado pelo projeto ficará com as organizações de Embaixadores e Mensageiras do Rei das igrejas. Eles estarão em contato com os relatores das demais equipes para relacionar os motivos de intercessão no planejamento do projeto. Eles também desenvolverão com a coordenação local, estratégias para as igrejas do estado, criando atividades como Calendário de oração, Semanas de oração, vigílias e Boletim de Oração enviado por e-mail com motivos de oração. Tudo isso, visando o sustento espiritual do projeto. Caso as organizações de sua igreja queiram se envolver, entrem em contato com Cléia (Mensageiras do Rei) e Clériston (Embaixadores do Rei) pelos telefones 9848-4470 / 3253-0061 Voluntários

São esperados 300 voluntários, 100 que atuarão em tempo integral (que dormirão na base da Tenda - IB Glória) e 200 em tempo parcial. Se você sente um chamado especial para atuar neste grande impacto de evangelismo na cidade de Vila Velha, e ama missões, se inscreva no site de Missões Nacionais ou faça sua inscrição na sede da Convenção. Todos os voluntários receberão um dia inteiro de treinamento, de 8 às 22 horas no dia 22 de abril, para aprenderem a forma exata de como evangelizar. Portanto, qualquer pessoa pode se inscrever desde que esteja disposto a testemunhar do evangelho as pessoas perdidas. Além dos voluntários que atuarão diretamente na evangelização, haverá disponibilidade para aqueles que atuam na área social como médicos, dentistas, psicólogos, cabeleireiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, atendentes, etc. O valor da inscrição será de R$ 50,00 e o inscrito receberá 02 camisas, 01 boné do projeto, 01 bolsa, 1 manual do voluntário, 1 caneta e certificado de participação. A ficha de inscrição deve ser preenchida pela internet no site de Missões Nacionais e serão aceitas inscrições de qualquer estado brasileiro desde que seguidas corretamente as instruções. Os voluntários locais têm a opção de realizar sua inscrição na sede da Convenção Batista do Estado e o prazo de inscrição vai até o dia 10 de abril 2011.

Sua igreja precisa estar representada!

Haverá disponibilidade também para quem quiser auxiliar no custo do projeto. Caso você ou sua igreja queira doar uma oferta de amor para ajudar o projeto Tenda da Esperança no Espírito Santo, entre em contato com as coordenadoras locais Fabiola Molulo pelo telefone 3032-1071 ou Penha Azevedo pelo telefone 3038-2811, e saiba como ajudar.

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame