“O resgate deles é um milagre”, diz amiga de casal cristão evacuado do Afeganistão

Elizabeth Herder, membro da Intercessors for America, acompanhou o relato dramático dos amigos tentando fugir do Afeganistão e mobilizou esforços para ajudá-los.

Fonte: Guiame, com informações de Christianity Daily Atualizado: quinta-feira, 26 de agosto de 2021 14:12
Após 12 horas de voo, o casal cristão chegou são e salvo no Qatar. (Foto: Senior Airman Brennen Lege/AP).
Após 12 horas de voo, o casal cristão chegou são e salvo no Qatar. (Foto: Senior Airman Brennen Lege/AP).

Enquanto organizações cristãs e crentes do mundo todo se unem para ajudar na evacuação dos irmãos no Afeganistão, após a retomada do grupo extremista Talibã ao poder, testemunhos poderosos já estão sendo relatados.

Como a fuga milagrosa de um casal cristão, relatado por Elizabeth Herder, membro da Intercessors for America (IFA) e amiga da família resgatada. Assim que soube da notícia que o Talibã havia tomado o poder, Elizabeth temeu por sua amiga que morava em Cabul com o marido, por ser mulher, cristã e intérprete. 

Então, Herder entrou em contato com a amiga em Cabul assim que pode. Ao longo das 72h seguintes, Elizabeth acompanhou o relato dramático do casal tentando fugir do Afeganistão e mobilizou esforços para ajudá-los. 

A amiga e o marido haviam reservado passagens para sair do país, mas se viram num imenso caos no Aeroporto Internacional de Cabul. 

"Eles estão fugindo", disse a mulher, por mensagens. "Todo o pessoal do aeroporto. Eles estão saindo! Não há ninguém para pilotar aviões ou pegar passagens! Estamos escondidos no segundo andar. O que devemos fazer? O que as notícias dizem que está acontecendo?".

Diante das mensagens aterrorizantes, Elizabeth caiu de joelhos em intercessão pela amiga e continuou a se comunicar com ela.

"Elizabeth, nós tentamos ir para o lado da OTAN do aeroporto como você disse, mas eles têm atiradores!" disse sua amiga.

O casal estava no meio de uma verdadeira turbulência que acontecia no aeroporto. Eles presenciaram uma criança ser assassinada pelo Talibã e multidões saqueando lojas. Nos Estados Unidos, Elizabeth começou a pedir oração para outros cristãos e a procurar, freneticamente, quem pudesse ajudar seus amigos.

“Enviei e-mails frenéticos e telefonei para os escritórios do senador Josh Hawley e do senador Tom Cotton. Liguei para amigos que ligaram para amigos em Hill. Liguei para meu irmão militar. Mandei uma mensagem para o diretor da grande organização com a qual trabalhava”, lembrou Herder.

Orações que movem montanhas

A situação do casal cristão era mais complicada, já que não eram americanos, mas estrangeiros que estavam trabalhando no Afeganistão. Mas, centenas de crentes estavam em oração e Deus começou a agir. As equipes dos senadores Cotton e Hawley  responderam ao apelo de Elizabeth e começaram a trabalhar para resgatar seus amigos.

Com o passar do tempo, o casal decidiu que era melhor enfrentar um posto de controle do Talibã do que permanecer no aeroporto. Então, eles conseguiram passar pelo posto e foram levados por missionárias americanas que conheciam.

Enquanto isso, nos EUA, um assessor do senador Cotton fez contato com as tropas terrestres em Cabul para incluir os nomes do casal na lista de evacuação. A equipe do senador também deu instruções sobre como se comportar e como permanecer persistentes caso fossem confrontados pelo Talibã.

O primeiro obstáculo do resgate seria transportar em segurança os cristãos até o Aeroporto de Cabul. Eram cerca de 3 horas da madrugada, quando o casal chegou ao lado dos EUA do aeroporto. 

O próximo obstáculo a ser enfrentado era a espera na fila de embarque. Um dos soldados disse que eles precisariam de um card green para poder embarcar no avião. Mas, os cristãos seguiram as instruções que haviam recebido e informaram sua situação. Então, o militar liberou a passagem deles.

Após 12 horas de voo, o casal chegou são e salvo no Qatar, cuidados por soldados gentis que garatiam sua segurança. 

"O resgate deles é literalmente um milagre", testemunhou Elizabeth. “Possibilitado por uma cadeia de campeões, pessoas que correram para o fogo para resgatar os inocentes. E por campeões em oração que bateu [na porta] do céu por dias em nome de um irmão e uma irmã que eles nunca conheceram”.



Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame