Meio-dia e meia-noite

Meio-dia e meia-noite

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:05
dia e noiteEu estava viajando [...] e era mais ou menos meio-dia. (Atos 22.6)
 
Quando narra a conversão de Saulo, Lucas não se preocupa com o detalhe da hora em que isso aconteceu (9.3). Paulo, contudo, faz questão de explicar que ela aconteceu ao meio-dia, tanto quando fala à multidão em Jerusalém (22.6) como quando fala ao rei Agripa (26.13).
 
Muita coisa significativa acontece ao meio-dia. José se encontrou com seus irmãos e com eles almoçou ao meio-dia (Gn 43.25). Elias começou a zombar do fracasso dos profetas de Baal no monte Carmelo ao meio-dia (1Rs 18.27). Is-Bosete, filho de Saul, foi assassinado quando tirava uma soneca, após o almoço, ao meio-dia. Amós profetizou que chegaria um dia em que o sol se poria ao meio-dia e a terra então ficaria coberta de escuridão (Am 8.9). De fato, na Sexta-feira da Paixão, sem mais nem menos, “ao meio-dia começou a escurecer, e toda a terra ficou três horas na escuridão” (Mt 27.45). Jesus se encontrou com a mulher samaritana no poço de Jacó mais ou menos ao meio-dia.
 
Outros acontecimentos também significativos ocorreram em horário oposto. O pior deles foi por ocasião da décima e última praga: “À meia-noite, o Senhor Deus matou os filhos mais velhos de todas as famílias do Egito, desde o filho do rei, que era o herdeiro do trono, até o filho do prisioneiro que estava na cadeia” (Êx 12.29). Na parábola das dez virgens, foi à meia-noite que se ouviu o grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!” (Mt 25.6). Em Filipos, o chão tremeu e abalou os alicerces da cadeia à meia-noite (16.26). Depois de permanecer ao léu das ondas por vários dias, as 276 pessoas que estavam no navio começaram a ter esperança de salvamento, quando o relógio marcava meia-noite (27.27). E o salmista afirma: “À meia-noite me levanto para agradecer ao Senhor pelas suas justas leis” (Sl 119.62, NBV).
 
 
- Elben César
Retirado de Refeições Diárias: no Partir do Pão e na Oração. Editora Ultimato.
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame