Médico israelense morre lutando em nome do Estado Islâmico

Nos últimos nove meses, cerca de 30 israelenses se juntaram com as forças islamistas na Síria e no Iraque, incluindo ISIS.

Fonte: GuiameAtualizado: terça-feira, 21 de outubro de 2014 00:15

O Centro Médico Barzilai, localizado na cidade de Ashkelon, em Israel, confirmou no domingo (19) que um de seus médicos havia se juntado ao Estado Islâmico (conhecido também como ISIS) e foi morto ao lutar pela bandeira islâmica na Síria.

Athman Abed Al-Kayan, de 23 anos, recentemente completou seus estudos na Jordânia e voltou a Israel para trabalhar como estagiário em no Centro Médico Barzilai. Al-Kayan estava escalado para começar um segundo estágio em maio deste ano no Centro Médico Soroka, na cidade Beersheva, mas não apareceu.

Cerca de seis meses atrás, Al-Kayan decidiu viajar para a Turquia com um amigo – uma viagem incomum para os jovens judeus israelenses. Como ele não voltou para casa, a família de Al-Kayan foi procurar por ele.

"Nós localizamos o hotel onde estavam hospedados e encontramos seus pertences lá. No hotel, nos informaram que eles alugaram um carro e foram embora. Esperamos por eles, mas depois de dois dias em que eles não voltaram, voltamos para Israel", contou o irmão de Al-Kayan disse a um portal de notícias de Israel. "A polícia nos disse que eles provavelmente deixaram a Turquia para viajar à Síria." 

O irmão de Al-Kayan disse que mais tarde, sua família recebeu um telefonema de um número bloqueado, informando que Al-Kayan havia sido morto numa batalha, lutando em nome do ISIS. 

Nos últimos nove meses, cerca de 30 israelenses se juntaram com as forças islamistas na Síria e no Iraque, incluindo ISIS. Quase todos eles têm viajado através da Turquia, onde relatos não confirmados sugerem que há um hotel específico para hospedar estes jovens ao longo da fronteira entre a Turquia e a Síria. Testemunhas dizem que o hotel está sendo usado como um centro de recrutamento, com pouca ou nenhuma interferência do regime turco.

 

Com informações de Israel Today
www.guiame.com.br

Siga-nos

Mais do Guiame