História dos Apóstolos: Marcos, o plantador da igreja no Egito

Marcos teve um papel importante na divulgação do evangelho de Jesus Cristo especialmente na África.

Fonte: Guiame, com informações do Overview Bible e ChristianityAtualizado: sexta-feira, 28 de janeiro de 2022 às 12:18
Ilustração da figura do apóstolo Marcos. (Reprodução / Domínio Público)
Ilustração da figura do apóstolo Marcos. (Reprodução / Domínio Público)

João Marcos viveu durante o primeiro século. Tradicionalmente, acredita-se que ele também seja Marcos, o Evangelista, o autor do Evangelho de Marcos. No livro de Atos, João Marcos foi companheiro de Paulo e Barnabé. Embora a Bíblia não confirme ou negue isso, muitos acreditam que ele próximo a Pedro e que seu evangelho registra o relato de Pedro sobre a vida e o ministério de Jesus.

Se ele era, de fato, o evangelista Marcos, então, de acordo com a igreja primitiva, João Marcos também foi o primeiro bispo de Alexandria e a primeira pessoa a estabelecer uma igreja cristã na África.

Seu nome aparece pela primeira vez em Atos 12:12, quando Pedro escapa da prisão e se retira para uma casa de cristãos – que por acaso é a casa da mãe de João Marcos, Maria. Muitos estudiosos especulam que este foi o início de um relacionamento de longa data entre eles, e que João Marcos eventualmente registrou o relato de Pedro sobre a vida e o ministério de Jesus no Evangelho de Marcos.

A próxima vez que vemos João Marcos na Bíblia, ele é um companheiro de viagem de Paulo e Barnabé (Atos 12:25). João Marcos acabou criando um conflito entre Paulo e Barnabé e, como resultado, eles se separaram na segunda viagem missionária de Paulo.

O Novo Testamento só menciona João Marcos pelo nome um punhado de vezes - embora alguns estudiosos especulem que ele é um personagem sem nome no Evangelho de Marcos também (Marcos 14:51-52).

Então, quem era essa figura bíblica obscura? E por que a igreja acredita que ele escreveu o Evangelho de Marcos – que se conjectura ter sido o primeiro evangelho já escrito? Vamos examinar o que a Bíblia diz sobre João Marcos e o que podemos reunir de antigos escritores cristãos.

Primeiro, alguns fatos rápidos.

Quem foi João Marcos?

Quando se trata dos detalhes da vida de João Marcos, a Bíblia não nos dá muito para continuar. Por milênios, os estudiosos separaram as passagens que o mencionam, procurando pistas sobre essa figura bíblica obscura, mas importante. Além de um punhado de fatos que podemos obter das Escrituras e alguns relatos conflitantes da igreja primitiva, resta-nos especular quem ele era e o que ele fez.

Aqui está o que sabemos.

João, também chamado de Marcos

A Bíblia nunca se refere a alguém chamado João Marcos. Mas várias passagens em Atos se referem a um homem como “João, também chamado Marcos”. Essa é a pessoa que conhecemos como João Marcos – talvez ele seja lembrado com mais precisão como “João/Marcos”. No primeiro século, João era o nome hebraico mais comum. Marcos era o nome romano mais comum. Não era incomum alguém usar um nome hebraico e romano, como vemos com Saulo, também chamado Paulo.

Como essa pessoa tinha dois dos nomes mais comuns de seu tempo, pode ser um erro supor que todas as referências a uma pessoa chamada Marcos se referem ao homem que conhecemos como João Marcos. No entanto, alguns estudiosos argumentam que o fato de esse nome ser tão comum é precisamente o motivo pelo qual devemos supor que se a Bíblia diz “Marcos”, significa esse Marcos.

Existem muitos outros nomes comuns na Bíblia e, em muitos casos, quando há duas ou mais pessoas com o mesmo nome, o autor bíblico tenta distingui-las. Sempre podemos dizer quando a Bíblia está se referindo a João Batista ou João, o apóstolo. Embora houvesse dois apóstolos com o nome de Judas, um é referido como Judas Iscariotes e o outro é Judas filho de Tiago (Lc 6:16). Sem mencionar as numerosas Marias e Tiagos que são todas distintas em relatos narrativos.

Então, quando Pedro menciona “meu filho Marcos” em 1 Pedro 5:13, ele claramente assume que as igrejas para as quais ele escreveu saberiam exatamente qual Marco era esse. Em algumas das cartas de Paulo, ele menciona um homem chamado Marcos com ainda menos esforço para distinguir a quem ele está se referindo (2 Timóteo 4:11, Filemom 24).

Se, como atesta a tradição da igreja, havia um Marcos bem conhecido na igreja do primeiro século, não é irracional supor que, a menos que um autor bíblico diga o contrário, uma referência a um Marcos era uma referência a esse Marcos.

O filho de Maria

João Marcos é mencionado pela primeira vez em Atos 12:12, onde Lucas o usa para distinguir a qual Maria ele está se referindo:

“Quando isso se deu conta, foi à casa de Maria, mãe de João, também chamada Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e orando.”

Como Maria era dona de casa com pelo menos um servo (Atos 12:13) e os cristãos reunidos em sua casa, ela provavelmente era uma mulher rica e respeitável. O Dicionário Bíblico Anchor Yale sugere que ela provavelmente desempenhou um papel essencial na igreja cristã primitiva e que esse status levou a inúmeras especulações sobre João Marcos e sua família:

“Tanto a casa em si quanto a casa de Maria provavelmente foram significativas para a comunidade cristã primitiva em Jerusalém, pois Pedro parece saber que os cristãos estariam reunidos ali para orar. Assim, o papel de João Marcos na tradição da Igreja primitiva muitas vezes está associado à suposta riqueza e prestígio de Maria, que era dona de uma casa com uma serva (Rhoda) e que podia apoiar reuniões de cristãos primitivos para adoração. A crença comum, embora provavelmente errônea, de que João Marcos foi o “jovem” que escapou da captura pelos romanos na prisão de Jesus (Marcos 14: 51-52) baseia-se na suposição de que o Jardim do Getsêmani era propriedade e cuidado da família de Maria. De acordo com essa visão, João Marcos talvez estivesse posicionado no jardim como guarda durante a vigília noturna. Outra tradição, que sustenta que a Última Ceia (Marcos 14) foi celebrada na casa de Maria, supõe que a família conhecia a obra de Jesus e era receptiva à sua atividade. Papias de Hierápolis argumenta contra um relacionamento próximo entre Jesus e a família, no entanto, uma vez que ele observa especificamente que Marcos “não ouviu o Senhor, nem o seguiu” (Eusébio, História da Igreja 3.39.15)”.

Companheiro de Paulo e Barnabé

Mais tarde, em Atos 12, Lucas menciona João Marcos novamente. Desta vez, ele está pegando a estrada com Paulo e Barnabé:

“Quando Barnabé e Saulo terminaram sua missão, voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também chamado Marcos.” — Atos 12:25

João Marcos não desempenha um papel proeminente em nenhum dos eventos desta viagem missionária, mas Lucas menciona que ele foi seu “ajudador” (Atos 13:5). O Anchor Yale Bible Dictionary especula que ele pode ter sido algo como “um registrador, catequista e assistente de viagem”.

Quando Paulo e Barnabé chegaram a Perga na Panfília (uma antiga cidade na Turquia moderna), João Marcos os deixa e retorna a Jerusalém.

A Bíblia não nos diz por que ele partiu, mas quando Paulo e Barnabé estavam discutindo sua segunda viagem missionária, eles ficaram divididos sobre trazer João Marcos e acabaram se separando por causa dele. (Mais sobre isso à frente.) Qualquer que tenha sido o conflito, se assumirmos que as cartas de Paulo se referem a este Marcos, parece que eles repararam o relacionamento:

“Só Lucas está comigo. Pegue Marcos e traga-o com você, porque ele é útil para mim no meu ministério.” — 2 Timóteo 4:11

O primeiro bispo de Alexandria

Se aceitarmos que João Marcos também é Marcos, o Evangelista, então, segundo a tradição, ele também fundou a igreja em Alexandria (uma das igrejas mais importantes do cristianismo primitivo) por volta de 49 d.C. Isso também o torna a primeira pessoa a trazer o cristianismo para a África.

Na dispersão dos apóstolos para a propagação do evangelho em diversas partes do mundo, após a ascensão do Senhor, Marcos foi por Pedro enviado ao Egito, onde logo plantou uma igreja em Alexandria, a metrópole; e tal foi seu sucesso, que converteu grandes multidões de pessoas, homens e mulheres, à religião cristã.

Marcos não se limitou a Alexandria e às partes orientais do Egito, mas se mudou para o oeste até a Líbia, passando pelos países de Marmarcia, Pentápolis e outros adjacentes, onde, embora o povo fosse bárbaro em seus costumes e idólatra em suas adoração, mas por sua pregação e milagres, ele os convenceu a abraçar os princípios do evangelho; nem os deixou até que os tivesse confirmado na fé.

Na História da Igreja, Eusébio registra:

“E eles dizem que este Marcos foi o primeiro que foi enviado ao Egito, e que ele proclamou o Evangelho que ele havia escrito, e primeiro estabeleceu igrejas em Alexandria.

E a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, que se reuniram lá desde o início, e viveram vidas do mais filosófico e excessivo ascetismo, era tão grande, que Filo achou que valia a pena descrever suas atividades, seus encontros, seus entretenimentos ... e todo o seu modo de vida.”

Conflito com Paulo

A Bíblia não diz por que João Marcos abandonou Paulo e Barnabé no meio de sua primeira viagem missionária, o que, claro, levou a todo tipo de especulação. Alguns dão as razões mundanas usuais: ele ficou doente, era muito jovem ou algo aconteceu. Mas o que a Bíblia nos diz é que, qualquer que fosse a razão de João Marcos, quando Paulo e Barnabé estavam falando sobre trazê-lo para a segunda viagem, eles “tiveram um desacordo tão forte que se separaram” (Atos 15:39).

É difícil imaginar que Paulo ficaria tão chateado se João Marcos saísse porque estava doente. Alguns estudiosos sugerem que, como crente judeu, talvez João Marcos tenha deixado um desacordo sobre a circuncisão.

O relacionamento de João Marcos com Barnabé provavelmente aumentou a tensão aqui. Se fossem primos, Barnabé pode estar se concentrando em sua lealdade à família.

De qualquer forma, Paulo e João Marcos parecem ter reconciliado seu relacionamento mais tarde – assumindo que Marcos a quem Paulo se refere como um “colaborador” (Filemon 24) e “muito útil para o meu ministério” (2 Timóteo 4:11) é João Marcos.

Autor do Evangelho de Marcos?

Se João Marcos escreveu ou não o Evangelho de Marcos depende principalmente se você aceita que ele era a mesma pessoa que Marcos, o Evangelista. A igreja primitiva afirmou unanimemente que o Evangelho de Marcos foi escrito por Marcos, o Evangelista, que ele estava intimamente associado a Pedro e que seu evangelho foi baseado no relato de Pedro.

A declaração de Papias, preservada por Eusébio, é o registro mais antigo de que Marcos escreveu o evangelho que leva seu nome.

Em Contra as Heresias, Irineu de Lyon (que viveu entre 115 e 202 d.C.) escreveu sobre as origens de cada evangelho e disse:

“Mateus também publicou um Evangelho escrito entre os hebreus em seu próprio dialeto, enquanto Pedro e Paulo estavam pregando em Roma e lançando os fundamentos da Igreja. Depois de sua partida, Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro, também nos transmitiu por escrito o que havia sido pregado por Pedro”.

Em seu comentário sobre 1 Pedro, Clemente de Alexandria (que viveu por volta de 150–215 dC) mencionou:

“Marcos, o seguidor de Pedro, enquanto Pedro pregava publicamente o Evangelho em Roma diante de alguns cavaleiros de César, e dava muitos testemunhos de Cristo, para que assim pudessem memorizar o que foi falado, o que foi falado por Pedro escreveu inteiramente o que é chamado de Evangelho segundo Marcos”.

Em Contra Marcião, Tertuliano (que viveu por volta de 160-225 d.C.) escreveu sobre a autoridade dos evangelhos:

“A mesma autoridade das igrejas apostólicas fornecerá evidência para os outros Evangelhos também, que possuímos igualmente por seus meios e de acordo com seu uso – quero dizer os Evangelhos de João e Mateus – enquanto o que Marcos publicou pode ser afirmado como sendo Pedro cujo intérprete era Marcos. Pois mesmo a forma do Evangelho de Lucas, os homens geralmente atribuem a Paulo. E pode muito bem parecer que as obras que os discípulos publicam pertencem a seus mestres.”

Orígenes, o estudioso da Bíblia do segundo século III, também apoiou a autoria de Marcos. Em seu comentário sobre Mateus, ele fala sobre a ordem em que os evangelhos foram escritos:

“O segundo escrito foi que segundo Marcos, que o escreveu conforme a instrução de Pedro, que, em sua Epístola Geral, o reconheceu como filho, dizendo: ‘A igreja que está em Babilônia, eleita juntamente com você, te saúda; e assim Marcos meu filho.'”

O evangelho em si é tecnicamente anônimo, mas nenhum outro autor foi sugerido, e todos os relatos mais antigos afirmam que foi escrito por Marcos.

Portanto, a verdadeira questão é: “João, também chamado Marcos”, é o mesmo homem que a igreja primitiva chamava de Marcos? A maioria dos estudiosos modernos - e séculos de tradição da igreja - dizem que sim.

A Bíblia não tem muito a dizer sobre João Marcos. Ou qualquer pessoa chamada Marcos. Mas nos diz que alguém chamado Marcos era próximo de Pedro e Paulo — dois dos líderes mais importantes da igreja cristã primitiva. E as primeiras fontes que temos nos dizem que, apesar de seu papel menor nas Escrituras, essa pessoa chamada Marcos teve um papel importante na divulgação do evangelho de Jesus Cristo em todo o mundo.

O martírio de Marcos

Após longa viagem, Marcos retornou a Alexandria, onde pregou com a maior liberdade, ordenou e administrou os assuntos da igreja, e sabiamente providenciou uma sucessão, constituindo governadores e pastores dela.

Enquanto ele trabalhava assiduamente na obra de Deus, os habitantes idólatras, por volta do período da Páscoa, quando celebravam as solenidades de Serápis, tumultuosamente o agarraram e, amarrando seus pés com cordas, o arrastaram pelas ruas e pelos lugares mais escarpados até o Bucelus, um precipício perto do mar, deixando-o ali numa prisão solitária para aquela noite; mas seu grande e amado Mestre lhe apareceu em uma visão.

Cedo na manhã seguinte, a tragédia recomeçou; e eles o arrastaram da mesma maneira cruel e bárbara até que ele expirou. Mas a malícia deles não terminou com sua morte, pois queimaram seu corpo mutilado depois de tê-lo privado de forma tão desumana da vida; mas os cristãos recolheram seus ossos e cinzas e os enterraram decentemente perto do lugar onde ele costumava pregar.

Seus restos mortais foram depois, com grande pompa, removidos de Alexandria para Veneza, onde foram homenageados.

Ele sofreu o martírio em 25 de abril, mas o ano não é absolutamente conhecido; a opinião mais provável é que aconteceu no final do reinado de Nero.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições