Douglas Gonçalves: “Quem descobre seu propósito vive uma vida intencional”

Segundo o líder do Movimento JesusCopy, respondendo a três perguntas básicas é possível descobrir qual o propósito de Deus em sua vida.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: segunda-feira, 5 de abril de 2021 16:59
Douglas Gonçalves em transmissão da Mentoria JesusCopy do dia 1 de abril de 2021. (Foto: Reprodução/YouTube)
Douglas Gonçalves em transmissão da Mentoria JesusCopy do dia 1 de abril de 2021. (Foto: Reprodução/YouTube)

Douglas Gonçalves, líder do Movimento JesusCopy, tem guiado muitas pessoas a descobrirem seu propósito ou sua missão neste mundo. Recentemente, ele organizou uma mentoria onde mais de 2 mil pessoas participam semanalmente para reflexões e exercícios em busca de um futuro com mais sentido. 

Um de seus vídeos postado em seu canal no YouTube, em outubro de 2020, fala sobre “O maior inimigo do propósito de Deus em sua vida”. Douglas explica que, a partir do momento que se descobre a salvação em Cristo, algumas perguntas surgem.

“Jesus te salvou e através dele você foi adotado e tem nova vida. Pra quê? Qual seria o propósito disso?”, questionou. Segundo o líder, todos devem viver plenamente o propósito de Deus para suas vidas, mas existem alguns obstáculos.

Qual o maior inimigo do propósito?

Em conversa com o mentor de propósito e empreendedorismo, Thiago Marques, os dois falam sobre o principal bloqueio que impede as pessoas de viverem seus propósitos. “É a necessidade. As pessoas acham que a necessidade vai bater na porta”, disse Marques.

Para o mentor tudo é uma questão de como as pessoas pensam e entendem o mundo. “Se você se vê como um trabalhador condenado a bater o seu cartão, trabalhar 44 horas semanais para receber um salário mínimo no final do mês, realmente você não vai conseguir mudar”, alertou.

Muitos trabalham por necessidade e compromisso, sabendo que têm contas a pagar, e nem pensam que existe um propósito de Deus em suas vidas. Marques explica que é possível manter o compromisso com o trabalho e, mesmo assim, dedicar um tempo para essa descoberta, sobre esse “algo” que queima em seu coração.

“Como descobri o meu propósito”

Segundo Douglas Gonçalves, quem descobre seu propósito passa a viver uma vida intencional. Em seu outro vídeo sobre propósito, postado em março de 2019, ele disse: “Uma das coisas que eu mais amo fazer é ajudar as pessoas a encontrarem o propósito delas. Existe uma forma de fazer isso e quero compartilhar”, disse.

Douglas aconselha que perguntas diretas devem ser feitas. “O que te dá prazer em fazer?”. Em seguida, ele coloca Jesus como exemplo, na ocasião em que os discípulos demonstram preocupação por ele não ter se alimentado ainda.

“Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: Mestre, come alguma coisa. Mas ele lhes disse: Tenho algo para comer que vocês não conhecem. Então os seus discípulos disseram uns aos outros: Será que alguém lhe trouxe comida? Disse Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.” (João 4:31-34)

“Jesus estava cumprindo o propósito para o qual ele nasceu. Ele estava dizendo aos discípulos que enquanto cumpria seu propósito, não lhe dava nem vontade de comer”, explicou. Para o pastor, o segredo da descoberta do propósito começa quando essa pergunta tem uma resposta — O que te dá mais prazer em fazer? 

E a próxima pergunta é: No que você é bom? Ou seja, qual a sua habilidade ou facilidade? Normalmente, as pessoas ouvem desde pequenas, sobre algo que se destaca nelas, e isso pode ser um sinal do propósito que Deus depositou em suas vidas. “E, por último, é necessário descobrir o que mais te incomoda no mundo, e vou explicar por quê”, disse.

Testemunho

“Eu descobri que tenho muito prazer em conversar com as pessoas, ensiná-las e ajudá-las. Eu me sinto mais vivo fazendo isso. E a minha habilidade está na tecnologia e no design. Desde pequeno eu gostava de desenhar logos e de escrever meu nome em letras 3D”, compartilhou.

E, na sequência das três perguntas básicas para descobrir o propósito de Deus, Douglas responde sobre o que o incomoda no mundo. “A pergunta completa é: O que você mudaria no mundo para que ele se tornasse um lugar melhor de se viver? O que mais me incomoda no mundo é a ignorância das pessoas em relação ao Evangelho”, revelou.

Douglas explica que muitas coisas mudariam se as pessoas realmente entendessem o Evangelho. “O que define meu propósito é fazer algo naquilo que eu sou bom e trabalhar naquilo o que me dá prazer para resolver o problema que eu enxergo no mundo”, resumiu. 

O líder do Movimento JesusCopy comunica e ensina sobre o Evangelho através das mídias sociais para esta geração. “Eu amo design, tecnologia, vídeos e postagens, então uso tudo isso para cumprir meu propósito”, disse. 

E para concluir, Douglas cita como exemplo pessoas que amam escrever, cantar ou tocar um instrumento. “E se essas pessoas pegassem o que elas amam fazer e usassem para cumprir seus propósitos? Elas só precisariam se colocar diante de Deus”, prosseguiu.

“Assim que você descobrir o seu propósito, invista tudo nele. E quando refletir sobre o que te incomoda no mundo, saiba que Deus mostrou a você esse problema, para que você o resolvesse através do seu dom e habilidade e através de um trabalho que te dá prazer”, finalizou.

Siga-nos

Mais do Guiame