Dia da Mulher Presbiteriana é comemorado em todo o Brasil

Dia da Mulher Presbiteriana é comemorado em todo o Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:56

No segundo domingo do mês de fevereiro, comemora-se o Dia da Mulher Presbiteriana. Neste ano de 2011 o dia é 13 de fevereiro. A data faz parte do calendário oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e abrange as mulheres presbiterianas de todo o Brasil, pertencentes ou não à Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF).

A SAF é a expressão máxima do trabalho feminino na IPB. Embora algumas moças e jovens senhoras ainda não participem como sócias, é na SAF que se expressa o auxílio e o trabalho desenvolvido por mulheres na igreja.

A primeira Sociedade Feminina da qual se tem notícia e documentos comprobatórios, é a do Recife, Pernambuco, criada em 11 de novembro de 1884, com o nome de “Associação Evangélica de Senhoras”, e tendo por finalidade realizar estudos bíblicos e arrecadar fundos para auxiliar os necessitados e a Igreja. Sua primeira  Presidente foi a Sra. Carolina Smith. A segunda SAF surgiu logo a seguir, em Rio Claro, São Paulo, no dia 08 de janeiro de 1885. A primeira Presidente foi Eulália da Gama. Após estas, muitas outras foram sendo organizadas e, hoje, as SAFs  estão em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil.

Em algumas igrejas, a SAF, com suas mulheres atuando, é mais antiga do que a própria comunidade, como é caso da Igreja Presbiteriana da Penha, em São Paulo, com a SAF dois anos mais velha do que a comunidade, que tem 55 anos.

O Dia da Mulher Presbiteriana é uma data para homenagens e agradecimentos às mulheres que dedicam tempo de qualidade para juntas orarem por suas igrejas, bem como Presbitérios e Sínodos, além de atuarem efetivamente em campanhas sociais dentro da sociedade, auxiliando a igreja em seu papel de estender a mão ao próximo.  Neste quadriênio 2010-2014, o tema da SAF Nacional é " Mulheres que Surpreendem". O tema aborda todas as mulheres presbiterianas, que de uma forma ou de outra encontram no serviço à Deus, uma forma de atender às necessidades da igreja e apoiar a liderança. De acordo com Ana Maria Prado, presidente da SAF Nacional, não há idade certa ou errada para estar na SAF, basta o desejo de ajudar na igreja local e ser usada por Deus.

O moto oficial da SAF é "Sejamos verdadeiras auxiliadoras, Irrepreensíveis na conduta, Incansáveis na luta, Firmes na fé, Vitoriosas por Cristo Jesus.” Um lema que muito se encaixa ao trabalho de todas as mulheres presbiterianas.  

Siga-nos

Mais do Guiame