Crença ou Fé: O que você carrega na alma?

Enquanto a crença tem como fonte o homem, a fé tem como manancial, Deus - enquanto a crença levanta a pergunta "No que você crê?", a fé pergunta "Em quem você confia?".

Fonte: guiame.com.brAtualizado: segunda-feira, 20 de outubro de 2014 12:14
Crença ou fé: O que você carrega na alma?
Crença ou fé: O que você carrega na alma?

Crença ou fé: O que você carrega na alma?O que você carrega na alma como sinal de sua espiritualidade: CRENÇA ou FÉ?

Se for crença, terá muito mais a ver com você, com esse tempo / mundo, com a mente e a com as produções humanas, do que com Deus propriamente dito.

Enquanto a crença tem como fonte o homem, a fé tem como manancial, Deus - enquanto a crença levanta a pergunta "No que você crê?", a fé pergunta "Em quem você confia?".

A fé nos reporta a uma verdade que é vida (não é um pressuposto, um compêndio, uma dogmática), ela nos incita a um relacionamento (ela não nos provoca à religiosidade), ela nos apresenta um Ser Divino, amigo, mestre, Senhor (ela não milita com ídolos).

E por se tratar de alguém que não é um qualquer, é simplesmente o Filho de Deus, não dá para postularmos a Seu repeito pelas vias das percepções humanas, pelas hermenêuticas racionais e/ou filosóficas, nem pela própria teologia apesar de todo o bem ou mal que ela pode nos fazer (dependendo das suas conclusões).

Ele, o filho de Deus não cabe dentro dos paradigmas e modelos humanos... Com Ele, ou nos relacionamos em espírito por meio da fé ou tropeçaremos na "boa vontade", nem sempre tão boa assim, da religião.

Fé, portanto, tem a ver com uma conjugalidade com o divino, uma relação pastoral com o Céu, uma jornada com Deus para além das equações da razão.

A fé tem a ver com uma dependência confiante dAquele a quem devemos dar sempre crédito.

A fé - verdadeira fé - como consequência disso, frutifica em temor reverente, anela pela eternidade, comove-se em compaixão generosa, vive em santidade, tem fome e sede da Verdade, produz um coração quebrantado e tudo o mais que como expressão de vida encontramos espelhado em Seu proponente e doador - Jesus, o Senhor.

Repense, pois, sua crença e cultive, no lugar dela, fé, sem a qual é impossível agradar a Deus - Hb 11.6

Por Bruno Brandão - pastor e escritor

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame