Acampamento de cristãos é demolido na Nigéria: “Não fomos avisados”

A comunidade cristã estava abrigada no local por conta dos ataques do Boko Haram e agora está vivendo nas ruas.

Fonte: Guiame, com informações de Portas AbertasAtualizado: sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 às 17:26
Por causa da violência do Boko Haram, muitas famílias cristãs vivem deslocadas na Nigéria. (Foto representativa: Portas Abertas)
Por causa da violência do Boko Haram, muitas famílias cristãs vivem deslocadas na Nigéria. (Foto representativa: Portas Abertas)

Cristãos que vivem como deslocados internos, na Nigéria, tiveram seu acampamento demolido por autoridades do país, sem aviso prévio. Pelo menos 80 pessoas estão desabrigadas desde dezembro de 2022.

“Estava muito frio. Eles chegaram às 7 horas da manhã”, disse um dos cristãos que  testemunhou a demolição. Ele destacou que entre os deslocados, a maioria eram mulheres e crianças. 

O acampamento em Durumi foi formado porque as pessoas tiveram que fugir da violência do Boko Haram, para salvar suas vidas. O grupo terrorista já devastou várias comunidades cristãs no país, de acordo com a Portas Abertas.

‘Condições deploráveis’

Para a Igreja no país, fica claro que a demolição dos abrigos improvisados pelas famílias cristãs foi um ato de perseguição por parte das autoridades nigerianas.

“Não fomos avisados. Quando percebemos, as escavadeiras começaram a derrubar nossos abrigos e nenhum oficial do governo veio falar conosco sobre projetos para nos realocar em outra região”, explicou o cristão. 

Ele disse que, agora, os deslocados internos estão vivendo nas ruas próximas ao acampamento demolido. Praticamente não há comida para eles e as condições sanitárias são deploráveis. 

Situação dos cristãos no Afeganistão

O conflito e a violência já fizeram mais de 3 milhões de deslocados internos na Nigéria. O país ocupa o 6° lugar na Lista Mundial da Perseguição 2023.  

Estar entre os 10 países onde mais perseguem cristãos significa enfrentar, todos os dias, violência, desprezo, injustiça e insegurança. 

O país “onde mais se mata cristãos” já foi investigado por crimes contra a humanidade e crimes de guerra. 

Conforme já informou o Guiame, desde 2010, há evidências desses delitos sendo coletadas, mostrando que há ações terroristas pelo grupo Boko Haram, entre outros extremistas islâmicos. Porém, até agora, nenhuma providência foi tomada. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições