22.000 cristãos fazem protesto pacífico contra a perseguição na Índia

Manifestantes tentam chamar a atenção das autoridades para o aumento da violência contra os cristãos e suas instituições.

Fonte: Guiame, com informações de Vatican NewsAtualizado: terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 às 18:13
Indianos protestam contra a perseguição aos cristãos. (Foto representativa: Unsplash/Shashank Hudkar)
Indianos protestam contra a perseguição aos cristãos. (Foto representativa: Unsplash/Shashank Hudkar)

Com o avanço das leis anticonversão na Índia, a Igreja tem enfrentado momentos difíceis e muita perseguição por causa da fé em Jesus. 

Cristãos são expulsos de suas aldeias, têm suas propriedades destruídas por extremistas hindus e também sofrem com a violência física. Até o momento, o governo não se mostrou motivado para proteger os cristãos.

Pelo contrário, a Constituição Indiana parece caminhar a passos largos para a aprovação da lei anticonversão a nível nacional. Se isso acontecer, todos os Estados deverão segui-la e a perseguição aos cristãos poderá ser ainda maior. 

Dentro desse contexto, na semana passada, 22.000 cristãos de diferentes denominações de todo o país se reuniram para um protesto pacífico na capital Nova Deli, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades, conforme um comunicado de imprensa divulgado pelos organizadores do evento, no domingo (26).

Violência contra cristãos aumenta a cada dia

De acordo com o líder religioso, Youhanon Mar Demetrios, da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara, o protesto é uma tentativa de mostrar que a violência contra os cristãos e suas instituições está aumentando consideravelmente e que é preciso tomar providências urgentes.

“Esses ataques são sem motivos, não tem fundamento”, disse Youhanon ao questionar sobre a garantia de proteção. “Não estamos pedindo nada fora do comum”, continuou. 

Conforme o Vatican News, os manifestantes cantaram louvores de adoração e seguraram cartazes com mensagens em hindi e inglês. “Toda perseguição fortalece os cristãos na fé”, dizia uma das frases. “Pare o ataque contra os cristãos, pare de atacar nossas igrejas”, dizia outro cartaz.

‘Queremos que o governo ouça nossos gritos’

John Dayal, porta-voz da União Católica Indiana, apontou que só em Uttar Pradesh há cerca de 350 cristãos presos por praticarem sua fé e que centenas de cristãos tribais foram forçados a deixar sua aldeia em Chhattisgarh. 

“Queremos que o governo ouça nossos gritos e intervenha, tomando medidas para garantir a segurança e a proteção dos cristãos”, ele disse ao se dirigir aos manifestantes.

Dayal também apelou aos cidadãos indianos “para serem empáticos e solidários e levantarem suas vozes contra a injustiça organizada que acontece nacionalmente contra os cristãos. 

O United Christian Forum, um grupo de direitos humanos com sede em Nova Deli que monitora as atrocidades contra os cristãos na Índia também esteve presente.

‘Apenas 10% dos ataques são relatados’

Centenas de incidentes de violência contra cristãos e outras minorias na Índia são relatados por várias organizações todos os anos.

A Comissão Nacional de Minorias lista oficialmente mais de cem atos de violência com motivação religiosa cometidos contra cristãos.

Mas, observadores afirmam que o número real é provavelmente muito maior, já que apenas cerca de 10% dos ataques são relatados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições