Treinamento marca Dia do Combate à Exploração Infantil

Treinamento marca Dia do Combate à Exploração Infantil

Fonte: Atualizado: terça-feira, 1 de abril de 2014 03:49

Na última terça-feira, 18, o país comemorou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, firmada para conscientizar e mobilizar a sociedade e os lideres públicos no enfrentamento à violência sofrida por meninos e meninas, também foi lembrada por Missões Nacionais que iniciou um treinamento para missionários da Área Social sobre cuidados à infância.

Dentre os palestrantes convidados,a coordenadora da Rede Viva/RJ, Luciane Fraga Amaro, ministrou sobre o tema Política e Segurança da Criança e do Adolescente. A Rede Viva é uma das instituições apoiadas por Missões Nacionais, em convênio. É um movimento evangélico que busca articular uma rede de organizações e igrejas, para que juntos desenvolvam e fortaleçam ações em prol da evangelização e garantia dos direitos da criança e adolescente em situação de risco.

É grande a nossa responsabilidade ao receber crianças em nossas instituições. Elas vêm sem sonhos e sem esperança. Precisamos construir seus sonhos. Precisamos ser um canal e trabalhar os sonhos infantis, resgatando-lhes a auto-estima e a alegria de viver", considerou a gerente de Ação Social, Alice Carolina B. Cirino. Segundo ela, esse treinamento específico em temas e legislação da área social complementa Programa de Desenvolvimento Missionário que está sendo ministrado a todos os missionários de Missões Nacionais.

Amparo à infância: um grande desafio

Segundo informações da Secretaria Especial de Direitos Humanos, de maio de 2003 a abril de 2010, o Disque Denúncia Nacional 100, ferramenta de combate à exploração e ao abuso, encaminhou 123 mil denúncias e registrou 55.299 situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. E mais 1.207 meninos e meninas em situações de pornografia e tráfico (quase todas para fins de exploração sexual).

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame