Pastor constrói lavanderia gratuita para famílias pobres sem acesso à máquinas de lavar

Vivendo abaixo da linha da pobreza, muitas famílias em Iberia não possuem máquina de lavar ou água encanada e as crianças deixam de ir à escola por não terem roupas limpas.

Fonte: Guiame, com informações da Assemblies of God EUAAtualizado: terça-feira, 14 de setembro de 2021 19:11
 O pastor Chip Sanders está construindo uma lavanderia comunitária para famílias pobres de sua cidade. (Foto: Assemblies of God).
O pastor Chip Sanders está construindo uma lavanderia comunitária para famílias pobres de sua cidade. (Foto: Assemblies of God).

A pequena cidade rural Iberia, no estado de Missouri, nos Estados Unidos, sofre com o problema de evasão escolar, já que muitas crianças não têm roupas limpas para ir à escola. 

Com 726 habitantes, 20% da população de Iberia vive abaixo da linha da pobreza. Essas famílias não possuem máquina de lavar em casa e a lavanderia self-service mais próxima fica a mais de 32 km de distância.

Em algumas residências não há água encanada, então os moradores locais usam suas roupas até ficarem muito sujas e depois as jogam fora. A falta de roupas limpas é um motivo comum para a evasão escolar na cidade. 

“É difícil ter uma visão para a sua vida quando você não tem a dignidade de nem mesmo ter roupas limpas para vestir”, disse Sanders, ao site da Assemblies of God. 

Chip Sanders, pastor da Primeira Assembleia de Deus de Iberia desde 2011, decidiu mudar essa realidade. O líder teve a ideia de construir uma lavanderia para que famílias pobres pudessem lavar suas roupas. Mas o orçamento do projeto era muito alto para um pastor do interior bancar sozinho.

Foi então que Deus começou a intervir. Em abril deste ano, durante um evento que reuniu as lideranças da Assembleia de Deus de Missouri, os pastores compartilharam o trabalho que têm feito em suas comunidades. 

Quando Sanders falou sobre a necessidade urgente de uma lavanderia em Iberia, o Espírito Santo moveu o coração do Diretor Distrital da Juventude, Austin P. Westlake, a orar para que o Senhor fornecesse recursos para o projeto. Durante a oração, os colegas de ministério de Sanders começaram a levantar até o altar e ofertar.

“Um deles subiu e começou uma avalanche. As pessoas simplesmente começaram a trazer dinheiro e colocá-lo na plataforma”, relatou Don Miller, o Superintendente do Distrito Sul do Missouri da Assembleia de Deus. A oferta espontânea resultou em 150 mil dólares para a construção da lavanderia.

Construindo o Reino de Deus em Iberia

O pastor Chip ainda recebeu um subsídio da prefeitura da cidade, podendo comprar o terreno e pagar os arquitetos para construir o prédio. Agora, o projeto já está em andamento.

O andar térreo, de cerca de 760 metros quadrados, vai abrigar a lavanderia self-service com doze máquinas de lavar e secadoras, onde estudantes carentes poderão lavar suas roupas gratuitamente durante o horário escolar. No segundo andar terá uma cafeteria e um espaço para apresentações, proporcionando um local de encontro para a comunidade de Iberia. 

Comentando sobre a obra social do pastor Sanders na pequena cidade, Don Miller afirmou: “Ele é muito respeitado na cidade. Eles olham para ele em busca de liderança porque ele mostrou que realmente se importa. Ele não está construindo um império. Ele está apenas procurando construir o Reino”.

Desde 2006, o pastor, que também atua como bombeiro voluntário, vem trabalhando para ajudar a comunidade a sair da pobreza geracional e cuidando dos mais necessitados, através da ONG The Well, vinculada à Primeira Assembleia de Deus de Iberia. A organização realiza distribuição de alimentos, doação de material escolar e fraldas. E também promove brechós e orientação para estudantes.



Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame