Movimento Nacionalista na Rússia ameaça o crescimento do cristianismo

Igreja Ortodoxa tem poder para enfrentar até o Estado

Fonte: Guiame, com informações da Portas AbertasAtualizado: sexta-feira, 28 de agosto de 2015 17:58
Rússia
Rússia

De acordo com informações da rádio Free Europe (RFE), a Igreja Ortodoxa Russa (ROC) está fazendo pressão em São Petersburgo para fixar a resituição do marco Catedral de Santo Isaac.

Construída entre 1818 e 1858, ao longo de 40 anos, e é uma das maiores catedrais do mundo. A igreja foi erguida sob as ordens do imperador Alexandre I, e sobreviveu à Revolução de Bolchevique enquanto outras igrejas históricas foram demolidas.

Desde o colapso da União Soviética, a ROC ganhou alguns casos de restituição envolvendo muitas igrejas e tem exercido cada vez mais influência sobre a Rússia.

Mas agora, com a pressão dos ativistas, a instituição tem enfrentado forte oposição, mas já exigiu um referendo sobre a aquisição.

Rolf, analista da Portas Abertas, fala sobre a situação: "Este é mais um indício da influência da Igreja Russa. Dessa vez, eles estão pressionando as organizações estaduais. Trata-se de uma igreja nacionalista e isso não é nada bom para as demais denominações. Se a ROC pode enfrentar o Estado, o que ela poderia fazer contra aqueles que tentam roubar suas ovelhas? Precisamos ficar atentos."

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame