Igreja cria vila com casas para mulheres sem-teto nos EUA

O projeto pretende construir pequenas casas para que mulheres solteiras e sem-teto possam morar e viver em comunidade.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quarta-feira, 9 de dezembro de 2020 às 13:12
O projeto 'Bridge Way' pretende construir pequenas casas e cedê-las a mulheres solteiras sem moradia. (Foto: Lane Turner/Globe Staff/Boston Globe via Getty Images)
O projeto 'Bridge Way' pretende construir pequenas casas e cedê-las a mulheres solteiras sem moradia. (Foto: Lane Turner/Globe Staff/Boston Globe via Getty Images)

Uma congregação na Carolina do Sul (EUA) está criando um pequeno vilarejo para ajudar mulheres sem-teto locais a encontrar abrigo e pertencimento.

A Primeira Igreja Batista de Spartanburg planeja começar a construção de 20 pequenas casas mais um prédio comum no próximo ano, depois de se reunirem com os conselhos do governo local em 2021.

A vila está programada para ser uma propriedade da igreja no lado norte de Spartanburg, adjacente a um ministério desenvolvido pela congregação para ajudar os necessitados, conhecido como "A Ponte".

Steve Wise, ministro de missões da Primeira Batista de Spartanburg, disse ao site ‘Christian Post’ que o projeto surgiu visando vários fatores, incluindo a questão da igreja procurar expandir seu ministério para os sem-teto e pedidos de grupos locais, incluindo o Grupo de Desenvolvimento Northside.

“Estamos muito cientes dos problemas que os sem-teto enfrentam e dos problemas da cidade em atender às necessidades dos sem-teto há algum tempo”, disse Wise.

“Junto com o que já sabíamos sobre os sem-teto, as conversas que estavam acontecendo em nossa cidade com uma força-tarefa para moradores de rua e outros, foi assim que tomamos essa decisão”, explicou.

O custo estimado para a construção de cada unidade habitacional será de US $ 30.000, mais cerca de US $ 200.000 para o edifício comum, que será usado para reuniões comunitárias das pessoas beneficiadas.

“As casinhas não foram projetadas para cozinhar e comer”, explicou Wise. “Serão muito simples, mas queremos que a hora das refeições seja um momento comunitário”.

“Haverá algumas reuniões com todas que teremos semanalmente e haverá alguns treinamentos especiais e elas serão acompanhadas com mentoria. Aquele prédio fornecerá algum espaço para isso”, acrescentou.

Wise disse que algumas pessoas já se comprometeram a pagar pela construção, com a igreja contando com mão de obra voluntária para ajudar a compensar o custo financeiro da criação da vila.

Ele estava otimista sobre os planos que serão apresentados à comissão de zoneamento local e a um conselho de revisão de projeto, dizendo que a igreja se sente “muito bem em conseguir essas aprovações”.

“Em primeiro lugar, Deus se preocupa com todos. Ele certamente se preocupa com nossos amigos sem-teto ”, disse ele. “Nós realmente achamos que Deus pode fazer algo incrível aqui e pode trazer soluções”.

A Primeira Igreja Batista de Spartanburg não é a única congregação que busca criar uma comunidade de casas minúsculas para os sem-teto, já que a Igreja Luterana ‘Faith’, de Forest Lake, Minnesota, aprovou um plano semelhante em fevereiro.

Conhecido como o "assentamento sagrado", o projeto de pequenas casas da igreja Luterana se concentrará em fornecer moradia para veteranos desabrigados e os envolverá trabalhando com uma organização sem fins lucrativos chamada Settled.

“Esta comunidade será bem projetada e intencional na forma como as casas são configuradas para serem esteticamente agradáveis ​​e fornecer um senso de comunidade dentro de nossa sociedade”, disse o pastor sênior da Igreja Luterana Faith, John Klawiter, em fevereiro.

“Um assentamento sagrado não significa uma habitação transitória, mas uma comunidade permanente que traz um sentimento de comunidade e pertencimento para os residentes em um lugar digno e de apoio para chamar de lar”, destacou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições