Comboio de líder evangélico com 300 cristãos é atacado por milícia na África

A equipe da Igreja Elim liderada pelo Pastor Nicolas Guerekoyame-Gbangou foi atacada voltando da República Centro-Africana.

Fonte: Guiame, com informações do Evangelical FocusAtualizado: segunda-feira, 14 de junho de 2021 às 17:43
Grupo atacou comboio formado por cristãos evangélicos. (Foto: Reprodução / Association Evangelicals Africa)
Grupo atacou comboio formado por cristãos evangélicos. (Foto: Reprodução / Association Evangelicals Africa)

O pastor Nicolas Guerekoyame-Gbangou, ex-membro do Conselho Executivo da Associação de Evangélicos na África e Presidente Regional da Região da África Central da associação, foi vítima de um ataque armado por milícias em 8 de junho de 2021.

O comboio de sua igreja com quase 300 pessoas estava voltando para Bangui (República Centro-Africana, CAR), após retornar de uma convenção da Igreja.

A equipa da Igreja Elim, uma denominação do CAR liderada pelo Pastor Nicolas, estava a cerca de 25 km do eixo Alindao - Bambari quando foi atacada. Os agressores mais tarde incendiaram sete veículos e saquearam todos os seus objetos de valor.

“Falamos com o Pastor Nicolas e ele disse que não houve vítimas fatais no ataque descarado e agradeceu a Deus que toda a equipa da Igreja chegou com segurança a Bangui”, disse a AEA. “Pedimos que orem pelo desarmamento total das milícias armadas no país e pela paz sustentada na República Centro-Africana”.

Ataques frequentes

A República Centro-Africana tem experimentado agitação religiosa e étnica desde 2012. O principal conflito foi entre Seleka, um grupo formado por grupos rebeldes da CAR e muçulmanos estrangeiros que estavam insatisfeitos com o tratamento dispensado à minoria muçulmana no país, e o Anti-Balaka, vigilante grupos originalmente criados para defender suas comunidades de Seleka.

Em 2015, pelo menos 21 pessoas foram mortas com centenas de feridos depois que o assassinato de um muçulmano em Bangui gerou violência na capital da República Centro-Africana (CAR).

Neste incidente, muçulmanos irados deixaram seu reduto no 3º distrito de Bangui e atacaram o 5º distrito amplamente cristão usando armas automáticas, invadindo e destruindo propriedades.

Pastor Nicolas Guerekoyame-Bangou durante a entrega do prêmio Sergio Vieira de Mello em Genebra. (Foto: Reprodução / Association Evangelicals Africa)

O pastor Nicolas Guerekoyame estava em uma cerimônia na igreja quando um grupo de jovens muçulmanos saquearam sua casa e a incendiaram. A casa de Guerekoyame foi destruída no incêndio, mas pela graça de Deus, ninguém ficou ferido. O mesmo grupo também saqueou uma igreja católica no mesmo distrito.

Prêmio da Paz

O pastor Nicolas Guerekoyame-Bangou, que serviu como Presidente da Aliança Evangélica da República Centro-Africana e iniciador da Plataforma Inter-religiosa para a Paz, recebeu o prêmio Sergio Vieira de Mello das Nações Unidas de 2015 ao lado do Arcebispo Dieudonne Nzapalainga e Iman Omar Kobine Layama pelos esforços de paz sustentados no país.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições