Brasileiro acusado de se juntar ao Estado Islâmico será extraditado à Espanha

Mesmo não tendo chegado à Síria, o jovem pode ser julgado por associação ao terrorismo

Fonte: Guiame, com informações da Agência BrasilAtualizado: terça-feira, 6 de janeiro de 2015 às 12:49
Estado Islâmico
Estado Islâmico

No dia 15 de dezembro, o brasileiro Kaique Guimarães, de 18 anos, foi detido pela polícia de Haskovo, na Bulgária, junto com dois marroquinos, sob acusação de deixar a Espanha para se juntar ao Estado Islâmico. A Justiça da Bulgária decidiu, nesta segunda-feira, 5 de janeiro, extraditar o brasileiro à Espanha.

Para a polícia espanhola, há indícios suficientes de que os jovens foram recrutados pelo grupo jihadista e que se juntariam a eles na Síria, por isso a extradição foi pedida. À justiça da Bulgária, os jovens negaram envolvimento com terrorismo e disseram que apenas viajariam de férias para a Grécia e Turquia e, em seguida, retornariam à Espanha.

Mesmo não tendo chegado à Síria, o brasileiro e os dois marroquinos podem ser julgados por associação ao terrorismo na Espanha. O Itamaraty diz estar acompanhando o caso e que já visitou o brasileiro no local em que está detido.

A família do jovem brasileiro pediu a preservação de sua privacidade e que o órgão não divulgasse mais informações a respeito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições