Pastor Glauco Barreira lança livro sobre a Reforma Protestante

Glauco Barreira Magalhães é Pastor Batista em Fortaleza (CE) e escritor de diversos livros de direito e teologia.

Fonte: Guiame, com informações da assessoriaAtualizado: terça-feira, 17 de outubro de 2017 20:18
A obra foi lançada pela Editora Reflexão. (Foto: Divulgação).
A obra foi lançada pela Editora Reflexão. (Foto: Divulgação).

O pastor e professor universitário Glauco Barreira Magalhães Filho acaba de lançar mais uma obra. Trata-se do livro “A Reforma Protestante e o Imaginário de Sua Época”, que já foi lançado em São Paulo e está para chegar em Fortaleza. No ano em que os cristãos celebram os 500 anos da Reforma, o autor contribui para a literatura cristã com mais uma pesquisa extensa publicada pela Editora Reflexão.

Conhecer o mundo em que eclodiu a Reforma é imprescindível para o entendimento do grande movimento religioso do século XVI. As estruturas políticas e religiosas, bem como o imaginário psicológico, são elementos que ajudam a entender as ações dos sujeitos e as reações institucionais.

“A Reforma Protestante e o Imaginário de Sua Época” emoldura a realidade temporal na qual Deus esculpiu esse momento glorioso da história. Sob essa perspectiva, o leitor poderá compreender melhor Erasmo, Lutero, Calvino, Henrique VIII e todos os outros protagonistas da Reforma Protestante. A Reforma Protestante foi um evento histórico e uma revolução paradigmática.

Conhecer o imaginário anterior e posterior a esse momento ajuda a enxergar o impacto causado por ele. “Nessa obra, procuraremos conhecer o perfil de cada reformador, as suas convergências e divergências, as suas influências e as suas categorias de pensamento. Consideraremos a história de cada um, as suas propostas institucionais e os seus conflitos. Faremos isso, examinando tudo a partir do quadro cultural, político e religioso da época”, diz o pastor.

“Veremos como crenças motivaram ações e inspiraram mudanças, sendo que, algumas delas, precisaram de tempo para germinar. Episódios pouco conhecidos são revelados e influências teóricas costumeiramente não salientadas vem à tona. Acusações de um catolicismo conservador recente, bem como dos herdeiros do Iluminismo, são pesadas na balança e examinadas à luz da fundamentação doutrinária e histórica”, ressalta.

Sobre o autor

Glauco Barreira Magalhães é Pastor Batista em Fortaleza (CE) e escritor de diversos livros de direito e teologia. Dr. em Sociologia, professor de hermenêutica jurídica da Universidade Federal do Estado do Ceará.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame