Bíblia é o livro mais lido em todos os níveis de escolaridade do Brasil

Conforme a pesquisa 'Retratos da Leitura' - feita pelo Ibope - a Bíblia ainda não é apenas o livro mais lido, mas também o considerado "mais marcante" pela maioria dos leitores.

Fonte: Guiame, com informações do EstadãoAtualizado: quinta-feira, 19 de maio de 2016 11:59
Jovem lendo a Bíblia. (Imagem: Getty)
Jovem lendo a Bíblia. (Imagem: Getty)

Enquanto o número de leitores aumentou no Brasil, a Bíblia Sagrada continua sendo o livro mais lido em todos os níveis de escolaridade do país.

Conforme a pesquisa 'Retratos da Leitura', recentemente realizada pelo Ibope e encomendada pelo Instituto Pró-Livro, desde 2011 até 2015, o número de leitores aumentou de 50% para 56% da população.

Para a pesquisa, 5.012 pessoas - alfabetizadas ou não - foram entrevistadas. Foram considerados leitores, quem leu, por inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses.

A Bíblia se mantém como o livro mais lido, em qualquer nível de escolaridade, tendo sido citada 225 vezes em 2015. O livro sagrado também ocupou a posição de liderança na pesquisa, nos anos de 2007 e 2011.

Nesta nova pesquisa, que teve seus dados divulgados na última quarta-feira (18), a Bíblia apareceu em todas as listas: últimos livros lidos, livros mais marcantes.


Dados alarmantes
Apesar da boa notícia para os cristãos com relação à Bíblia nessa pesquisa, os dados também trazem números alarmantes . 30% dos entrevistados nunca tinham comprado um livro e e 67% nunca tiveram alguém que incentivasse a leitura em sua trajetória.

Dos 33% que tiveram uma influência positiva nesse sentido, citaram a mãe uma representante do sexo feminino como responsável (11%) e o professor (7%).


Leitoras
A pesquisa também apontou que as mulheres continuam mais interessadas na leitura, com 59% das entrevistadas se declarando leitoras, enquanto esse perfil corresponde a 52% dos homens entrevistados.

Entre as principais motivações para decidir pela leitura de um livro, foram apontados fatores como gosto (25%), atualização (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%), atualização profissional ou exigência do trabalho (7%), não sabe ou não respondeu (5%), outros (1%).


Mais lidos
No ranking dos mais lidos, a Bíblia aparece seguida dos títulos "Diário de um banana", "Casamento Blindado", "A Culpa é das Estrelas", "Cinquenta Tons de Cinza", "Ágape", "Esperança", "O Monge e o Executivo", "Ninguém é de ninguém", "Cidades de Papel", "O Código da Inteligência", "Livro de Culinária", "Livro dos Espíritos", "A Maldição do Titã", "A Menina que Roubava Livros", "Muito mais que cinco minutos", "Philia e A Única Esperança".

Siga-nos

Mais do Guiame