MENU

Israel

São encontradas moedas antigas da época do rei Agripa, citado no livro de Atos

A descoberta aconteceu durante o passeio de um grupo escolar em Samaria e lança mais luz sobre a história de Israel.

Fonte: Guiame, com informações da CBN NewsAtualizado: quinta-feira, 31 de janeiro de 2019 16:52
Antiga moeda com a inscrição “Rei Agripa” encontrada em Shiloh. (Foto: Repdorução/ COGAT)
Antiga moeda com a inscrição “Rei Agripa” encontrada em Shiloh. (Foto: Repdorução/ COGAT)

Um estudante se deparou com uma moeda rara durante uma caminhada em Samaria na semana passada, quando fazia um passeio com um grupo de outros alunos. No objeto arqueológico com idade de 2.000 anos há a estampa de três feixes de trigo e um dossel real com as palavras “Rei Agripa” gravadas um uma das faces da moeda.

Herodes Agripa é o rei Herodes nomeado em Atos 12. De acordo com livro do Novo Testamento, o rei Agripa perseguiu a igreja em Jerusalém, aprisionou Pedro e matou Tiago.

Assim que o estudante encontrou a moeda, avisou o líder do grupo que contatou a unidade de Arqueologia da IDF (Forças de Defesa Israelense) na Administração Civil. O coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT) foi enviado para examinar o objeto.

“Este é um achado muito significativo”, disse Hananya Hizmi, o oficial da unidade arqueológica da COGAT. “Cada achado arqueológico tem uma história que lança mais luz sobre a história da Terra de Israel e do povo judeu. Achados como estes completam outra parte do enigma histórico do nosso povo”, afirmou.

A moeda, que circulou nos últimos dias do Segundo Templo, foi encontrada no lado leste do rio de Nachal Shiloh (corrente de Siló).

Dinastia herodiana

Agripa se refere a Herodes Agripa, que governou a antiga Judeia de 41 a 44 d.C. Ele era o neto do rei Herodes, o Grande, e pai de Herodes Agripa II, que se tornou o último rei da dinastia herodiana.

Depois do assassinato de Calígula em 41, Agripa esteve envolvido na luta pela ascensão entre Cláudio, a Guarda Pretoriana e o Senado. Depois de se tornar imperador, Cláudio deu a Agripa domínio sobre a Judeia e Samaria e concedeu-lhe a ornamenta consularia (insígnia consular), e a seu pedido deu o reino de Cálcis no Líbano ao irmão de Agripa Herodes de Cálcis. Assim, Agripa tornou-se um dos reis mais poderosos do oriente. Seu domínio era mais ou menos igual ao que era seu avô Herodes, o Grande.

Agripa construiu um teatro e um anfiteatro, banhos e pórticos na cidade de Berytus (moderna Beirute). Ele foi igualmente generoso em Sebaste, Heliópolis e Cesareia. Ele também começou a construção da terceira e muralha externa de Jerusalém, mas não completou as fortificações. Sua amizade foi cortejada por muitos dos reis e governantes vizinhos, alguns dos quais ele hospedou em Tiberíades, o que fez o imperador Claudius suspeitar de suas intenções.

A moeda será guardada pela coleção de Tesouros Nacionais da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Siga-nos

Mais do Guiame