Mercado da época de Jesus é descoberto em Jerusalém

Uma mesa de medição e vários pesos de pedras foram encontrados, indicando a atividade comercial no local.

fonte: Guiame, com informações do Jerusalem Post e Israel Nation News

Atualizado: Quarta-feira, 8 Janeiro de 2020 as 10:21

A parte superior da mesa de medição que ficava no local de comércio em Jerusalém. (Foto: Ari Levi/Autoridade de Antiguidades de Israel)
A parte superior da mesa de medição que ficava no local de comércio em Jerusalém. (Foto: Ari Levi/Autoridade de Antiguidades de Israel)

Uma equipe de arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel acredita que descobriram o que seria um mercado de 2.000 anos perto de onde o próprio Jesus teria caminhado na cidade de Jerusalém.

As escavações, realizadas no Parque Nacional da Cidade de Davi, descobriram uma série de pesos de medição de pedras e um tampo da mesa, indicando que este era um mercado movimentado, localizado na cidade baixa de Jerusalém.

"Esta é uma descoberta rara", disse ao Jerusalem Post o Prof. Ronny Reich, que está pesquisando a descoberta.

“Outros artefatos de pedra eram muito populares em Jerusalém durante o Segundo Templo. No entanto, até agora, as escavações em Jerusalém descobriram apenas duas tabelas semelhantes usadas para medir o volume - uma durante a década de 1970 nas escavações do Bairro Judeu e outra nas escavações de Shuafat, no norte de Jerusalém.”

Reich descreveu ainda os artefatos ao Israel National News, observando que as mesas eram perfeitas para venda no mercado, ostentando "cavidades profundas ... cada uma com um ralo no fundo".

“O dreno na parte inferior pode ser tapado com um dedo, preenchido com algum tipo de líquido e, uma vez removido o dedo, o líquido pode ser drenado para um recipiente, determinando o volume do recipiente, usando a tabela de medidas como uma diretriz uniforme”, acrescentou. "Dessa forma, os comerciantes poderiam calibrar seus instrumentos de medição usando um padrão uniforme".

Um arqueólogo da equipe, Ari Levy, acrescentou que os pesos de pedra que descobriram são datados do período do Segundo Templo.

"Os pesos encontrados são do tipo que normalmente era usado em Jerusalém", disse Levy, diretor do local de escavação. “O fato de haver pesos específicos da cidade no local indica as características únicas da economia e do comércio em Jerusalém durante o período do Segundo Templo, possivelmente devido à influência do próprio Templo.”

Na história judaica, o período do Segundo Templo datou de 516 aC e 70 dC e cobriu o tempo de vida do próprio Jesus Cristo, que se pensa ter vivido entre 4 aC e 33 dC.

veja também