MENU

Israel

Livro de Zacarias profetiza governos maus para que o ‘Messias’ venha, diz rabino

Segundo rabino, a ordem inversa da palavra "apito", em Zacarias 10:8, revela que a redenção virá em circunstâncias opostas do que o esperado.

Fonte: Guiame, com informações do Israel365Atualizado: quinta-feira, 24 de junho de 2021 15:20
Rabino Yehudah Richter, rabino-chefe de Kfar Tapuach. (Foto: Reprodução / YouTube)
Rabino Yehudah Richter, rabino-chefe de Kfar Tapuach. (Foto: Reprodução / YouTube)

A ideia de que o Messias chegará em uma época em que o mundo parece ser liderado por governos maus e corruptos é incompreensível para muitos crentes tementes a Deus. Mas em uma palestra recente, o rabino de Kfar Tapuach, Yehudah Richter, explica que governos malignos e outras entidades poderosas são na verdade um pré-requisito para a Redenção Final.

Ele baseia sua afirmação em uma passagem de Zacarias: ‘Assobiarei para eles e os ajuntarei, pois os resgatarei; Eles devem aumentar e continuar aumentando.’ (Zacarias 10: 8)

De acordo com o Rabino Richter, esta passagem se refere ao assobio de um pássaro que foi mencionado na lei oral explicando como no Talmud in tractate khuli, na página 63 diz que “existe um pássaro impuro chamado racham, mas tem outro nome - é chamado shirakarak que significa 'apito’”. A razão pela qual este pássaro é frequentemente chamado de "assobiador" é por causa do mesmo versículo em Zacarias de acordo com o Talmud.

O rabino pondera a razão pela qual Deus escolheria um pássaro impuro e não-casher para anunciar a redenção final perguntando retoricamente: “Por que Deus escolheu conectar nossa redenção a um pássaro impuro que nos notificará. Por que é que não temos alguns homens ou mulheres justos nos notificando?".

Vários sinais

Para Mário Moreno, rabino e colunista do Guiame, diante dos atuais acontecimentos ao redor do mundo é essencial estar atento aos sinais.

Fundador da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel, ele diz que “todo o Apocalipse está dentro da Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia. Quando fazemos essa conexão e lemos os sinais que estamos vendo em nosso dia a dia, começamos a ficar preocupados, porque está acontecendo muito rápido”.

Ao esclarecer por que vivemos no fim dos tempos, o rabino explica que a tradição judaica diz que o mundo está destinado a existir por 6 mil anos, que são divididos em três etapas: 2 mil anos do que é conhecido como “tempo do caos”, 2 mil anos da “era da Torá” e 2 mil anos da “era do Messias”.

Letras invertidas

Ajustando-se a este tema, o shrakrak em hebraico é a mesma raiz da palavra para ‘apito’. Em hebraico, a palavra ‘apito’ é escrita שרק. Esta palavra tem três letras na direção oposta, como se em inglês uma palavra fosse escrita "CBA" (em vez de ABC). O rabino explica que a ordem inversa da palavra "apito" revela que a redenção virá em circunstâncias opostas do que o esperado - portanto, uma geração liderada pelo mal em oposição a uma geração liderada pelo bem.

Abraão como exemplo

O rabino Richter cita um dos fundadores do judaísmo hassídico, Noam Elimelech, que pondera por que Abraão, o ‘pai do judaísmo’, foi concebido por duas “duas almas impuras” - Terah e uma mulher chamada Amtilai? “Por que Abraão não foi trazido ao mundo por meio de dois pais justos?"

O rabino explica que existe um "princípio no judaísmo de que uma alma tão elevada como Abraão não poderia ter sido trazida ao mundo por pais justos".

A razão, ele explica, é que existe um tipo de tribunal celestial em que “anjos perseguidores” estão constantemente tentando condenar o mundo. Ele acrescenta que, uma vez que a chegada do Messias tornaria esses "anjos perseguidores" obsoletos, eles "nunca permitiriam que tal alma viesse ao mundo, porque uma alma justa que redimirá o mundo significa o fim do lado impuro. Portanto, a inclinação do mal fará o possível para manter este mundo em seu formato atual, porque ele é capaz de continuar.”

“Assim que terminar e o Messias vier - isso é tudo pessoal, está tudo acabado. É o Dia D para a inclinação do mal”, afirma.

Voltando aos ensinamentos de Noam Elimelech, o Rabino Richter resume dizendo que "para trazer a redenção ao mundo, você tem que trazê-la por meio de vasos impuros."

“Desta forma, os anjos pró-acusadores permitirão que ele entre para nascer neste mundo. Porque eles olham e veem impureza, então eles não estão preocupados que o mundo acabará e seu trabalho estará terminado. Então, eles vão permitir que ele chegue", diz rabino.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame