MENU

Israel

Cristãos arrecadam milhões para restaurar a antiga Igreja da Natividade em Israel

Localizada na Cisjordânia, a Igreja é um destino turístico popular entre os peregrinos cristãos que visitam a Terra Santa.

Fonte: Guiame, com informações do The Christian Post Atualizado: terça-feira, 28 de setembro de 2021 18:53
A Igreja da Natividade é um destino turístico popular entre os peregrinos cristãos que visitam a Terra Santa. (Foto: Laila Tours).
A Igreja da Natividade é um destino turístico popular entre os peregrinos cristãos que visitam a Terra Santa. (Foto: Laila Tours).

Cristãos dos Estados Unidos arrecadaram milhões de dólares para restaurar a antiga Igreja da Natividade na cidade de Belém, em Israel

Localizada na Cisjordânia, a Igreja é um destino turístico muito popular entre os peregrinos cristãos que visitam a Terra Santa e, em 2012, foi nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O local histórico é considerado pelos cristãos católicos o lugar onde Jesus nasceu. Enquanto que para os cristãos evangélicos, o Campos dos Pastores é reconhecido como o local do nascimento do menino Jesus.

A Igreja da Natividade já esteve na lista de patrimônios mundiais em perigo da UNESCO, devido a um "mau estado de conservação". Construída por volta do ano 565, a igreja não havia sido reformada desde 1480. 

Mas, nos últimos anos, graças à contribuição de cristãos americanos e de outras nacionalidades, o local turístico passou por projetos de restauração em seu telhado, fachadas, mosaicos e portas, realizados pela Bethlehem Development Foundation (BDF). 


A Igreja da Natividade é um destino turístico popular entre os peregrinos cristãos que visitam a Terra Santa. (Foto: Musa Al-ShaerAFP via Getty Images).

“A Igreja da Natividade é um tesouro de história e de fé. Fizemos grandes progressos e esperamos concluir o trabalho para devolver este tesouro ao mundo”, afirmou Mazen Karam, CEO da Bethlehem Development Foundation, ao The Christian Post.

Em 2018, a BDF criou a ONG American Friends of the Bethlehem Foundation (AFBDF),  com o propósito de levantar fundos para restaurar a Igreja em Belém. Nos últimos oito anos, as duas fundações juntas arrecadaram cerca de 30 milhões de dólares, grande parte da ajuda veio de cristãos dos EUA.

"Os cristãos nos Estados Unidos têm um amor entusiástico pela Cidade Santa de Belém. Estamos entusiasmados com a demonstração de apoio de nossos amigos americanos e seu compromisso em ajudar a revitalizar a Igreja da Natividade”, declarou o presidente da AFBDF, George Salem. 

As fundações Bethlehem ainda possuem planos de reparos e melhorias na Igreja histórica, como a consolidação das paredes da igreja contra a atividade sísmica, o revestimento do piso com pedra e mármore, a restauração dos ladrilhos de pedra do pátio frontal e a instalação de sistemas de combate a incêndio e microclimáticos.

"Estamos empenhados em restaurar a Igreja da Natividade à sua antiga glória", disse Samer Khoury, presidente do conselho de curadores da BDF. "Mas nosso compromisso com Belém é muito mais; estamos visando iniciativas sustentáveis ​​e projetos comunitários, na esperança de restaurar um pouco de paz, amor e alegria ao povo de Belém”.

 

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame