"Sofremos com as vítimas e deixamos escapar os predadores", diz Leonice da Paz sobre pedofilia

Leonice descreve os autores destes abusos (pedófilos) como verdadeiros 'predadores à procura de vítimas fragilizadas'.

Fonte: Guiame, com informações da UOL Atualizado: quarta-feira, 3 de junho de 2015 19:29
Leonice da Paz foi vereadora em Campinas (SP) e continua batalhando pelos direitos da mulher e contra a pedofilia.
Leonice da Paz foi vereadora em Campinas (SP) e continua batalhando pelos direitos da mulher e contra a pedofilia.

Conhecida por sua militância contra a abuso sexual infantil - entre outras causas sociais - a coordenadora nacional das Mulheres FENASP (Frente Nacional de Ação Social e Política), Leonice da Paz alertou em um de seus artigos sobre a importância de se ter uma visão mais completa e contextualizada do combate à pedofilia.

Segundo ela, é preciso, não apenas apoiar e socorrer as vítimas do abuso, mas também bolar estratégias para inibir a ação do abusador.

"Ao nos concentrarmos nas vítimas, deixamos de lado que cada violência sexual cometida tem como agente um adulto e, na maioria das vezes, um homem. Nem sempre desconhecido ou estranho à família. Ou seja, sofremos junto com os jovens atacados e deixamos escapar os predadores, que, impunes, continuarão a atacar", alertou.

Leonice descreve os autores destes abusos (pedófilos) como verdadeiros 'predadores à procura de vítimas fragilizadas'.

"Os ataques sexuais às crianças e adolescentes geralmente são realizados por predadores que se aproveitam da fragilidade da vida desses jovens. Que perambulam por ruas ou ambientes com grande oferta de bebidas alcoólicas ou de drogas ilegais, pelas rodovias e postos de combustíveis", afirmou.

Leonice também destacou que a segurança e a proteção que a criança encontra na Família são essenciais no combate à pedofilia.

"Os meninos e meninas que são atacados e obrigados a uma relação sexual, violenta e ilegal, são vítimas apenas por estarem fora da proteção e da segurança de uma família. Sem terem a blindagem de um lar ou de pais que tenham condições materiais e motivações morais de protegê-los, tornam-se vítimas fáceis para os predadores", disse.

Atentos
Para ajudar a identificar uma situação de abuso ou identificar o início da ação de um pedófilo, Leonice deu algumas dicas de contextos que merecem atenção.

"O ataque sexual contra nossas crianças e adolescentes sempre deixa pistas visíveis. Suspeite sempre de um homem adulto andando, sem muita intimidade, ao lado de meninas adolescentes em postos de gasolina na beira de estrada. Ou em horários e locais da cidade incompatíveis para aquela jovem estar perambulando ao lado de um adulto", indicou.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, entre 8h e 22h; 190 da Polícia Militar ou o Disque Denúncia, através do 181. É preciso informar o endereço e descrever a cena. A identidade de quem faz a denúncia é preservada.

Leonice da Paz é cristã, foi vereadora em Campinas (SP), tendo seu mandato marcado pela luta dos Direitos das Mulheres, crianças e jovens.

Atualmente, Leonice também é Dirigente executiva da Federação Nacional dos empreendedores do Brasil (FENAE) e Secretária de Ação Social da União Geral dos trabalhadores (UGT).

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame