Etiqueta sem frescura

Etiqueta sem frescura

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:26

"Que criança mais educada!" Aí esta um elogio que qualquer pai ou mãe gostaria de ouvir. Mas algumas vezes os pequenos dão adeus aos bons modos quando se sentam à mesa. Para não encarar nenhum sufoco nas refeições familiares, ensine seu filho, desde cedo, a se alimentar com qualidade e sem atropelos à etiqueta.

Sentado no cadeirão

Até os 2 anos de idade, esse acessório vale como uma preparação para as refeições à mesa. Também vai evitar que o pequeno, num momento de dispersão, saia correndo pela casa ou pelo restaurante e você tenha de ir atrás dele com o prato na mão.

Colher e garfo

A colher entrou na rotina da criança quando ela completou 1 ano de idade. Em alguns meses, quando seu filho estiver próximo do segundo aniversário, você poderá apresentar o garfo ao seu filho, de preferência, um de plástico. Supervisione o uso desse utensílio para espetar frutas. Por enquanto, deixe a faca de lado – esse talher só entra em cena aos 5 e sempre com muito cuidado.

O guardanapo

Agora que já passou do primeiro ano, a garotada também pode brincar de limpar a boca com o guardanapo. Mostre como se faz para que seu garoto ou sua garota imite esse bom hábito.

Nada de comer com as mãos

Uma criança pequena sente o mundo pelo tato e pelo olfato. Portanto, é natural que queira tocar e cheirar o alimento antes de comê-lo. Mas, depois de 1 ano de idade, esse comportamento não deve ser incentivado. Em vez de sair correndo para bater uma foto do seu filho com macarrão até os cabelos, explique a ele que isso não é correto.

Por Michelle Veronese

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame