Como organizar a rotina da empregada

Como organizar a rotina da empregada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:00

Contratar e treinar a empregada

Uma empregada doméstica deve ser escolhida com todo o cuidado, pois ela estará em contato diário com a sua família, sua casa e suas coisas. É importante que ela seja dinâmica, dedicada e já saiba cozinhar, pelo menos o trivial.

Depois da contratação, você precisa treinar a empregada para que ela cumpra as tarefas da forma que você deseja.

Confira nossa sugestão de rotina para que a empregada faça diariamente os serviços gerais que mantêm uma casa limpa e organizada.

Rotina para café da manhã e cuidado com as roupas

Quando a sua ajudante chegar, poderá preparar o café da manhã, enquanto os moradores da casa estão acordando e se arrumando para o trabalho ou escola. Oriente-a para fazer o café da forma que sua família está acostumada, arrumar a mesa e lavar a louça do dia anterior.

Enquanto os moradores estão tomando o café, ela pode começar a limpar e arrumar a sala de estar e o lavabo. Após o término do café, ela deve guardar os alimentos do café da manhã na geladeira, tirar a mesa e lavar a louça usada.

Em seguida, ela pode começar a cuidar das roupas: pegar as roupas sujas no cesto, levar para a lavanderia e iniciar a lavagem para aproveitar o sol. Assim, as roupas que secarem poderão ser passadas no mesmo dia. Também é o momento de estender as roupas que precisam apenas tomar um sol, como toalhas de banho.

Rotina para limpeza e organização da casa

O próximo passo é fazer a arrumação e limpeza dos quartos, sempre organizando tudo, colocando as coisas em seus lugares e levando todo o material de limpeza para cada local. Ter que buscar itens toda hora na lavanderia atrasa o serviço.

Depois ela deve limpar e arrumar o banheiro e o closet. Em seguida, retornar à sala e terminar a limpeza, observando se já está tudo em ordem. Se a sua casa tiver quintal e garagem, ela precisa varrer, e se necessário, passar um pano úmido.

Rotina para o almoço

Depois da arrumação e da limpeza da casa, a empregada deve voltar para a cozinha e preparar o almoço. Enquanto a comida está cozinhando, ela pode ir arrumando a mesa do almoço e lavando a salada.

Se os patrões voltam para casa na hora do almoço, é necessário recolocar as toalhas nos banheiros, para que eles possam utilizá-las.

Assim que os patrões e/ou seus filhos chegarem, o almoço pode ser servido. Enquanto eles almoçam, a empregada pode recolher a roupa do varal e começar a passar as roupas secas e as que foram separadas para serem repassadas.

Rotina para limpar a cozinha e passar roupa

Após os patrões terminarem o almoço, a empregada deve tirar a mesa, almoçar e limpar a cozinha.

Os próximos passos são terminar de passar a roupa, ver se tem mais alguma peça que precisa ficar de molho, guardar as roupas e limpar a lavanderia.

Seguindo orientações sobre o cardápio do dia seguinte, pode deixar os alimentos separados, na geladeira, para facilitar seu preparo. Se estiver faltando algum produto ou mantimento, peça para ela deixar um bilhete avisando à patroa.

Antes de ir embora, a empregada deve fechar todas as janelas, arrumar as cortinas e verificar se tudo está em ordem.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame