Como evitar o resfriado nas crianças durante o verão

Como evitar o resfriado nas crianças durante o verão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Período sempre associado à idéia de férias e lazer, o verão também inspira cuidados em relação à saúde, como em qualquer outra estação. Especialmente, quando se trata das crianças. O resfriado é uma das doenças que podem vitimar os pequenos nessa época.

Trata-se de uma virose, com sintomas similares aos da gripe, porém com efeitos mais brandos. Apesar de toda a cautela, muitas vezes os pais não conseguem evitar que os filhos sofram com a doença.

Para não lidar com contratempos em meses que deveriam ser de diversão para as crianças, são sempre recomendáveis algumas medidas de precaução. "Deve-se evitar poeira e ambientes que tenham mofo ou qualquer substância que possa prejudicar as funções respiratórias. Ainda mais quando se trata de crianças que já possuem um histórico de problemas alérgicos", ensina o pediatra Peter Licoliqui.

O tratamento para o resfriado não é dos mais complicados, como esclarece o especialista. Beber água regularmente é um dos mais eficazes procedimentos para combater a doença, além de, obviamente, a utilização de remédios sempre recomendados por profissionais.

"A ingestão de líquido é sempre benéfica. Em caso de febre – casos em que a temperatura está em, pelo menos, 38 graus –, procurar um remédio receitado por um especialista. Se já utilizando medicamentos, a febre persistir por mais de dois dias, deve-se levar a criança ao médico", orienta Licoliqui.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame