Bebês são capazes de entender o ponto de vista de outra pessoa

Bebês são capazes de entender o ponto de vista de outra pessoa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:01

Bebês de até sete meses conseguem perceber e compreender o ponto de vista de outra pessoa, segundo um estudo publicado na revista "Science".

Antigamente considerava-se que essa habilidade, conhecida como "teoria da mente", só se desenvolvia a partir dos três ou quatro anos.

"Crianças mais novas têm dificuldade em acompanhar cenários complicados", afirma Ansgar Endress, psicólogo cognitivo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e um dos autores do estudo. Mas ele e seus colegas usaram um cenário simples para testar as habilidades perceptivas de bebês e adultos.

O grupo exibiu vídeos animados em que uma bola rolava por trás de uma parede e, a cada vez, ficava ali ou rolava para fora do campo de visão ou rolava para fora do campo de visão e retornava. Na animação também havia uma personagem de desenho, mas nem sempre ele testemunhava o destino final da bola.

Os adultos foram capazes de determinar mais rapidamente a trajetória da bola levando em conta a perspectiva da personagem do desenho. E, embora esse monitoramento tenha sido mais difícil nas crianças, os pesquisadores descobriram que os bebês fitavam a tela por mais tempo quando a expectativa da personagem sobre a bola não correspondia à realidade.

A partir disso, eles deduziram que os bebês compreenderam o ponto de vista da personagem do vídeo.

Segundo Endress, a pesquisa pode ajudar psicólogos a entender melhor o funcionamento de uma sociedade. "Se a pessoa quer trabalhar em conjunto, se quer cooperar, se quer se comunicar, isso só é possível quando se considera a perspectiva do outro", conclui ele.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame