Pastor bem na foto

O púlpito é um local de serviço e quando o ocupo, devo faz-lo sem ostentação, mas com atitude servil, humilde e rasteira, considerando os demais como superiores a mim, assim como como Paulo recomendou aos colossenses.

Fonte: guiame.com.brAtualizado: segunda-feira, 30 de junho de 2014 13:31
pastor - púlpito
pastor - púlpito

pastor - púlpitoNestes meus quarenta anos de ministério pedi para tirarem umas 3 fotos minhas no púlpito sem que o público aparecesse e sem pedir permissão ao dono do lugar nem ao público para o qual Deus permitiu o uso deste tipo de móvel. Hoje considero que, com estas três fotos, ultrapassei, em muito, o número de vezes a que tinha direito de usar aquele local de forma tão antropocêntrica (ou Biracentrica) quanto o fiz naquelas ocasiões.

O púlpito é um local de serviço e quando o ocupo, devo faz-lo sem ostentação, mas com atitude servil, humilde e rasteira, considerando os demais como superiores a mim, assim como como Paulo recomendou aos colossenses. Só posso levar para trás daquele móvel a disposição de glorificar a Deus e de edificar o povo. Ali não é um lugar onde, por detrás de mensagens bonitas se escondam, de forma subliminar, segundas intenções, desagrados pessoais, mágoas, pedidos de votos e intrigas.

Hebreus: 13. 17. Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Naquele local, eu devo falar em nome do meu precioso Rabi, que é Jesus Cristo e tentar evitar, o máximo possível, expor minhas próprias idéias. Ali é Deus quem fala, embora ele permita, aos ocupantes desta posição, falarem do seu jeito, utilizarem a sua carga de conhecimento, o seu próprio vocabulário, a sua própria voz, entonação e capacidade de comunicação.

Este é o tipo de local onde a pessoa que deve aparecer menos, sou eu.

Embora o púlpito possa ser até uma barriga avantajada, e não necessariamente um móvel colocado em local visível e de onde muitos já foram convencidos do pecado, da justiça e do juízo, também é lugar de condenação para muitos pregadores, que jamais deveriam ter se levantado de suas cadeiras.

O dia em que eu inaugurar o hábito de ocupar esta posição sem temor e tremor, espero que seja a última vez em que o farei, mesmo que precise ser forçado a isto.

Neste dia não passarei de um cabra safado.


- Ubirajara Crespo

 

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame