Pais, Apóstolos e Paipóstolos

Pais, Apóstolos e Paipóstolos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:24

Ef 6: E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas.

Ameaça é uma característica de quem tem muita munição e pelo menos um alvo onde atirar Estes alvos podem se multiplicar, depende do número de empregados, das regalias oferecidas, do tamanho da estrutura e da necessidade de permanecer no emprego. A ameaça é a arma dos líderes medíocres e incompetentes.

O líder de verdade é um motivador por excelência, e ele mesmo, é um importante fator motivacional. É movido por metas e ideais que consegue transferir para o coração de seus liderados. Sabe formar um time, descobrir capacitações, valorizá-las e distribuí-las onde e quando funcionam mais harmoniosamente na equipe.

Jesus é o modelo a ser seguido pelo patrão que deseja aprender a tratar o empregado. Sendo Deus, não impôs aos seguidores uma relação escravagista, embora possuísse dfireitos e poderes para fazer este tipo de pressão. Preferiu conquistar pelo amor. Conviveu de pés descalços, se expôs, riu, chorou, conversou, expôs necessidades íntimas, se humilhou, lavou os seus pés e participou de festas públicas, familiares e particulares. E tem mais, se naquela época existisse futebol, jogaria, só para mostrar a importância de passar a bola e delegar jogadas.

Ninguém transmite valores subjetivos, metas de vida e comprometimento pessoal, escondendo-se atrás de uma porta fechada. Ninguém pode se considerar a última palavra, porque esta foi reservada para o único que pode mantê-la indefinidamente sob a sua guarda: Jesus!

Se você não consegue ver ninguém acima de você, seu mundo interior está perto de um terrível desastre. É por este motivo que não sou apostólico, pois não quero ser guiado por alguém que tem este tipo de visão a seu respeito. Apostolicidade não é posição hierárquica, é função. Não quero terminar no mesmo buraco para onde este diabólico modelo de liderança está indo. Digo diabólico porque é especialidade do diabo usar de forma distorcida títulos, tarefas e comportamentos divinos.

Vejamos o que a Bíblia diz a respeito.

1.Cuidado com o clone. O uso do titulo certo, pode ser um disfarce para encobrir o conteúdo certo.

Mt 7.15: ''Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores''.

2.O tôpo da hierarquia divina não é uma pessoa, mas a Igreja local.

Ef 3.10: ''...pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais''.

3.Um grupo e não um indivíduo toma decisões e estabelece rumos.

Atos 13.1,2: Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

4.A pessoa mais importante é sempre o próximo e nunca eu.

Fl 2.3: Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

5.Dinheiro, dons e capacitações são ferramentas de serviço e não de domínio.

Cl 2.18: ''Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal''

6.A submissão é horizontal e não vertical, ou seja, de uns para os outros e não dos todos para mim.

Cl 3.16: ''Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração''.

7.Paulo não relacionava os apóstolos como parte do grupo de liderança na Igreja local.

Fl 1.1: ''Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos''.

Espero que estes texto o conduzam à uma profunda reflexão.

Ubirajara Crespo   é pastor, escritor, conferencista, editor e diretor da Editora Naós.

Visite o Blog sob Nova Direção -   http://sob-nova-direcao.blogspot.com/

Siga-nos

Mais do Guiame